segunda-feira, 12 de outubro de 2009

ALBINO INCOERENTE EM PORTUGAL

O trabalho do blog é destaque na edição atual do jornal português Raiz Online, dirigido pelo Daniel Teixeira, ao qual agradeço pela oportunidade da divulgação de nosso trabalho.

Roberto Rillo Bíscaro (42 anos), albino de família humilde residente em Penápolis, no interior de São Paulo.
Resumo Biográfico
Apesar das dificuldades econômicas e físicas impostas pelo albinismo, Roberto possui graduação em Letras - Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1993) , mestrado em Língua e Literaturas Inglesa e Norte Americana pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2006) .
Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis, Membro de corpo editorial da Revista UniABC de Humanas e Membro de corpo editorial da Oralidades: Revista de História Oral.
Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Dramaturgia Norte-Americana Contemporânea, Dramaturgia de Terrence McNally, Dramaturgia e homofobia, Dramaturgia e Política, Crítica Literária materialista.
Albinos lutam por inclusão social no Brasil
O albinismo é uma condição genética caracterizada pela ausência de melanina, substância que dá cor à pele, pêlos, olhos e cabelo. Por serem desprovidos de pigmentação, pessoas com albinismo necessitam tomar extremo cuidado com relação à exposição ao sol.
O uso de protetor solar diariamente – e várias vezes ao dia - é essencial para evitar o desenvolvimento de câncer de pele, doença bastante comum entre albinos. Outro problema bastante comum entre albinos é a baixa acuidade visual, a qual, somada à fotofobia – provocada pela ausência de pigmentação nos olhos -, faz com que muitos sejam praticamente cegos. No Brasil, a situação dos albinos é de invisibilidade perante as autoridades. O Censo Demográfico não registra o número de albinos no país. Entretanto, sabe-se que grande parcela dos albinos brasileiros enfrenta graves problemas econômicos. Alto índice de evasão escolar - devido à baixa visão e escolas não adequadas para recebê-los - gera dificuldades de inserção no mercado de trabalho para boa parte dos albinos. Além disso, existe também o preconceito, que impede muitos albinos de conseguir postos de trabalho. Embora os albinos brasileiros não corram perigo de morte, como ocorre em alguns países africanos, não são raras as agressões verbais nas escolas ou nas ruas. Todos esses fatores colaboram para que a auto-estima de muitos albinos seja bastante baixa. Com o intuito de começar a reverter tal quadro, o professor de inglês e literatura, Roberto Rillo Bíscaro, 42, criou em fevereiro o Blog do Albino Incoerente.
O blogue reúne vasto material sobre albinismo e propõe políticas públicas de saúde específicas para pessoas com albinismo, além de lutar por representação mais realista dos albinos pela mídia.O blogue já chamou a atenção de grandes órgãos da imprensa escrita e falada no Brasil e também em países como Portugal e Argentina.A reivindicação do protetor solar grátis para albinos repercutiu a ponto de o deputado Carlos Giannazi, do estado de São Paulo – o mais importante da Federação -, ter elaborado o Projeto de Lei 683/2009, o qual, se aprovado, garantirá aos albinos do estado, não apenas protetor solar gratuito, mas também óculos. Além de representar importante passo para a melhoria da qualidade de vida de muitos albinos, o projeto certamente representará economia para os cofres públicos, uma vez que a prevenção do câncer de pele sai mais barato do que seu tratamento.
Os albinos que não dispõem de condições de adquirir o produto, quando contraem a doença, procuram o serviço público de saúde. Desse modo, a aprovação do projeto atenderia a dois quesitos importantes. Finalmente, os resultados de divulgação e ação política até agora conseguidos pelo blog, indicam que a internet pode ser ferramenta decisiva na luta de grupos excluídos.O Blog do Albino Incoerente pode ser acessado no endereço
http://albinoincoerente.blogspot.com/
Eis o endereço do Raíz Online
http://www.raizonline.com/paginaquarentaoito.htm
(Uma homenagem a Amália Rodrigues e sua Casa Portuguesa, com certeza!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário