quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ALBINO INCOERENTE NA REVISTA ÉPOCA

Outro dia fui entrevistado via telefone pelo Fausto Spósito, da revista Época SP. O resultado foi a excelente matéria abaixo. Obrigado ao Fausto pela bela reportagem e à Época pela oportunidade de divulgar a causa albina.

Deputado propõe distribuição de protetor solar a albinos em São Paulo
POR FAUSTO SPÓSITO

Um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) prevê a distribuição gratuita de protetor solar para pessoas albinas no Estado de São Paulo. A ideia, que surgiu após reivindicação do professor Roberto Biscaro, do
Blog do Albino Incoerente, está em tramitação na Assembléia Legislativa, mas só deve entrar na pauta de votação em 2010.
Giannazi, que já foi diretor de escola pública, explicou que os albinos enfrentam sérios problemas para praticar atividades à luz do sol, como aulas de educação física. Para ele, o custo com a prevenção de doenças seria muito menor do que o valor do tratamento. “A grande maioria das quadras esportivas de escolas públicas não tem qualquer tipo de cobertura”, lembrou o deputado, que indicou que novas propostas podem surgir na audiência pública programada para o próximo dia 16. “Um dos objetivos é pressionar o poder público e incentivar a discussão do tema”, disse. Segundo Giannazi, o projeto de lei que prevê a distribuição de protetor solar veio de uma reivindicação do movimento de pessoas com albinismo liderado pelo professor Roberto Biscaro.
Um dos principais articuladores da causa, o professor diz que espera mais medidas de inclusão de albinos na sociedade. Ele, que criou o blog para discutir a questão, disse que o tema é praticamente invisível no debate político e acadêmico. “Nós não constamos nem no censo demográfico. Não existem dados sobre quantos albinos existem no Brasil”, contou indignado.
O professor explicou que, segundo pesquisas internacionais, o albinismo é muito mais comum entre a população afro-descendente. De acordo com ele, a média mundial gira em torno de um albino para cada 17 mil pessoas e, no Brasil, deve ser bem maior. Biscaro ainda explicou que a grande maioria dos albinos desenvolve sérios problemas de visão e também precisa de atendimento oftalmológico especializado.
SAIBA MAIS
O professor disse aplicar protetor solar de três em três horas e utiliza óculos de sol para diferentes situações de luminosidade. Para ele, a maioria dos albinos não consegue arcar com o custo desta prevenção. Além disso, ainda defendeu outras medidas de inclusão de pessoas com albinismo. “A maioria não completa nem o ensino médio. Como vai conseguir entrar no mercado de trabalho?”, questionou.
Roberto Biscaro é morador de Penápolis, no interior do Estado de São Paulo. Único albino da cidade de quase 60 mil habitantes, o professor também defende uma representação positiva do albinismo na mídia. Ele, que superou tantas dificuldades e preconceitos, não perde o bom-humor para falar da questão: “Os albinos são mostrados como vilões em vários filmes. Lembro de um, que tinha um albino atirador de elite. Sorte das vítimas, pois a maioria das pessoas com albinismo não enxerga muito bem. Isso tem de mudar. Já imaginou uma novela da Gloria Perez com um albino simpático?”

(Encontrado em http://revistaepocasp.globo.com/Revista/Epoca/SP/0,,EMI97003-15367,00.html)

(Pra homenagear o Fausto, Joe Esposito, cantando Lady, Lady, Lady. Um dos temas do filme Flashdance. Nossa, isso deve ser de 1983; não admira o jovem Fausto não conhecer o Joe quando o mencionei ao fone...)


Um comentário: