quarta-feira, 16 de setembro de 2009

VISÃO MONOCULAR

União vai reconhecer visão monocular como deficiência em concursos
UOL Notícias16/09/2009
Com isso pessoas com visão monocular entrariam no sistema de cotas em concursos
Comentário SACI: Matéria do dia 15/09/2009

A AGU (Advocacia-Geral da União) publicou nesta terça (15), no Diário Oficial da União, súmula que diz que a pessoa com visão monocular (capacidade de visão em apenas um dos olhos) tem direito a concorrer à reserva de vaga em concurso público. A determinação é válida para toda a Administração Pública. A AGU representa a União, judicial e extrajudicialmente.
Com a súmula, a AGU deixará de recorrer em processos do tipo e desistirá dos processos já em andamento - por exemplo, as pessoas com esse tipo de deficiência que tomaram posse em concursos públicos por meio de liminar terão os casos resolvidos, pois a União não irá mais recorrer.
Além disso, como os editais de concursos públicos da União costumam passar por órgãos jurídicos, a tendência é que essa deficiência já seja aceita nas cotas para deficientes nas próximas seleções.
O texto diz que "os benefícios inerentes à Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência devem ser estendidos ao portador de visão monocular, que possui direito de concorrer, em concurso público, à vaga reservada aos deficientes".
A decisão foi baseada em julgamentos precedentes no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e STF (Supremo Tribunal Federal) -- casos em que a União, que não aceitava o enquadramento desse tipo de limitação nas cotas, perdeu.

(Encontrado em http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=26809)

(Abaixo, vídeo da maravilhosa canção Todo Azul do Mar, de Flávio Venturini. )


Nenhum comentário:

Postar um comentário