quarta-feira, 2 de setembro de 2009

BAND AID

Pernambuco // Cidadania
Irmãos albinos com a consulta marcada
Publicado em 31.08.2009, às 23h57

Do Jornal do Commercio
Os irmãos albinos da V-9, em Olinda, que tiveram sua história contada na edição de domingo do JC, já estão com consulta oftalmológica marcada. Na sexta-feira, às 14h, os três, que não têm dinheiro para comprar protetor solar e óculos, vão ser atendidos no Centro de Reabilitação Menina dos Olhos, da Fundação Altino Ventura. Os exames iriam ser realizados nesta terça, mas a mãe dos meninos, Rosemere Fernandes de Andrade, 27, preferiu ir na sexta-feira porque estava sem o dinheiro da passagem de ônibus.
O diretor da Casa Lux Ótica, Jairo Sterenberg, ficou sensibilizado com o relato e garantiu fornecimento dos óculos aos garotos para o resto da vida. “Este problema eles não vão ter mais nunca”, assegurou. A coordenadora do Centro de Reabilitação, Eveline Barros, garantiu que a Fundação Altino Ventura vai se responsabilizar por todo o tratamento e acompanhamento dos garotos.
A história continua repercutindo na internet. A agência internacional de notícias Reuters, uma das maiores do mundo, destacou a foto dos meninos em seu site numa galeria destinada às melhores imagens do dia. Nesta segunda, a rede de solidariedade foi ampliada. Mais uma vez, centenas de leitores enviaram e-mail e ligaram para a redação do JC se prontificando a ajudar de alguma maneira. No twitter e no facebook, principais ferramentas de relacionamento na internet, os internautas deixaram vários registros.
As doações estão sendo recebidas nas portarias do prédio do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, na Rua do Lima (TV Jornal) e na Rua da Fundição (Jornal do Commercio), em Santo Amaro, área central do Recife. Não serão aceitas doações em dinheiro. Os interessados também podem entrar em contato com o JC pelo e-mail falecomojc@gmail.com e pelo telefone 3413-6100.
Nesta segunda-feira, no colégio, todos festejaram a notícia de que as pessoas estavam dispostas a ajudar. Kauan, 5 anos, Sthefany Caroline, 8, e Ruth, 10, aproveitaram o recreio como nunca. “Quero mais protetor. É muito bom. A gente pode ficar livre”, disse.
Os irmãos albinos nasceram em uma família de negros. João, 9 anos, e Rebeka, um ano e sete meses, têm a cor da mãe. O albinismo é ocasionado por um defeito genético que inibe a produção de melanina, pigmentação responsável pela coloração e proteção da pele, olhos e cabelos. Os pais são heterozigotos, possuem pares de genes, um diferente do outro. Os dois têm um gene dominante e outro recessivo. Cada filho herda metade da carga genética do pai e a outra metade da mãe. A chance de os pais das crianças, entre os quatro primeiros filhos, terem produzidos três deles albinos era de uma em um milhão. O gene recessivo, que apresenta o defeito, ocasiona problema na enzima tirosinase, responsável pela síntese da produção de melanina.
(Encontrado em http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=7357035736800936579)
(Abixo, vídeo da canção Do They Know It's Christmas, que artistas pop ingleses gravram em 1984 pra arrecadar fundos pras crianças africanas e serviu de modelo pros norte-americanos criarem o seu We are the World.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário