terça-feira, 29 de setembro de 2009

SERPENTE SIVUCA

(A foto mostra um close da serpente Sivuca, enrolada.)
Cobra albina do Instituto Vital Brazil é batizada de Sivuca

RIO - A cobra píton albina do Instituto Vital Brasil foi batizada de Sivuca. O nome recebeu 497 votos na eleição no Twitter, no instituto e pelo site do GLOBO. Por pouco o nome não foi Michael, em homenagem ao cantor Michael Jackson, que recebeu 418 votos. Em terceiro lugar ficou Bill, com 378 votos, seguido de Rafael (84). Participaram da votação 1.414 pessoas, e 37 votos foram nulos.
A participação dos leitores do GLOBO foi fundamental para a vitória do nome Sivuca, que recebeu 414 dos 730 votos recebidos em um dia pelo site do jornal.
O animal é uma píton da Birmânia, ou píton burmesa, espécie originária do sudeste da Ásia que se enrola nas árvores e se estica para pegar suas presas. Por causa do albinismo, o organismo da cobra não produz melanina, o que causa uma ausência parcial ou total da pigmentação dos olhos, pele e pêlos do animal afetado.
A píton é uma espécie que costuma ser escura com manchas pretas. O Sivuca, no entanto, é branco com manchas amarelas e, por isso, se destaca entre os outros animais.
- Um bicho como esse é raríssimo de se encontrar. Solto na natureza geralmente sobrevive por pouco tempo. Por não conseguir se camuflar, torna-se presa fácil - explica o biólogo do IVB, Cláudio Machado.
Sivuca pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e nos finais de semana e feriados, das 8h30 ao meio-dia, no Instituto Vital Brasil, que fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói. A entrada é gratuita. O instituto é um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde.
(Encontrado em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/09/25/cobra-albina-do-instituto-vital-brazil-batizada-de-sivuca-767774987.asp )
Todo mundo que me acompanha há algum tempo, certamente já se deu conta de que sou bastante bem humorado e desencanado. Realmente, tenho pouca paciência com gente lamurienta e com cara de limão mal chupado (eu queria dizer outra coisa, não mal-chupado, mas seria vulga e sou moço fino). E acho muito bom me divertir, rir etc.

Desse modo, achei divertido e legal o apoio que O Globo deu pra campanha de escolherem o nome da serpente albina.

Tudo bem, mas, agora que já rimos e exercitamos nosso lado lúdico, precisamos encarar com seriedade o problema dos SERES HUMANOS albinos que não têm condições de adquirir protetor solar, que são excluídos do mercado de trabalho ou da escola por falta de amparo, aparelhos de visão ou pura e simplesmente por preconceito mesmo.

Então, equipe d’O Globo, vocês podem ajudar, afinal, o jornal é poderoso e tem ramificações influentes. Que tal uma campanha pra iniciar discussões a respeito de políticas públicas de saúde pra pessoas com albinismo? Caso os leitores conheçam funcionários do jornal, que façam chegar a eles esse post.
(Abaixo,o albino Sivuca, interpretando De Bom Grado.)

Um comentário:

  1. Dr. Albee, tenho muito medo de lagartixa, mas a lagartixa albina me deixa como estátua de sal. Acho que ela tem mais presença que as outras. Essa cobra albina eu já enrolei no pescoço no shopping de ATA, numa feira de filhotes. Achei ela uma simpatia.

    ResponderExcluir