terça-feira, 1 de setembro de 2009

ALBINO INCOERENTE NA FOLHA UNIVERSAL

A jornalista Andrea Dip também me entrevistou e deu destaque especial ao trabalho com o blog em um box na matéria da Folha Universal. A ela, meus sinceros agradecimentos pela oportunidade e pela divulgação e atenção.

Um albino de atitude
Roberto Rillo Bíscaro, paulista de 42 anos, é o autor do blog mais completo sobre albinismo do Brasil. No “Blog do Albino Incoerente”, o professor de inglês, doutor em dramaturgia norte-americana pela Universidade de São Paulo (USP), faz militância, conta sua história e a de outros albinos, além de usar o endereço na internet como vitrine do preconceito.
“Criei o blog no dia primeiro de fevereiro deste ano e logo comecei a reunir nele tudo que encontro a respeito de albinismo nas mais diversas fontes: científicas, jornalísticas, culturais. Sempre que me deparo com comentários preconceituosos em outros blogs, coloco no meu blog como forma de denúncia. Por diversas vezes encontrei a expressão ‘albinismo mental’, usada quando a pessoa não tem ideia ou a cabeça não funciona direito. Isso não é preconceito?”, questiona.
Filho de mãe diarista e pai feirante, Roberto não teve uma infância fácil. “Ouvia diariamente pessoas gritando-me insultos como ‘rato branco’, ‘vovô’, ‘Branca de Neve’, ‘marciano’ (embora eu jamais tenha sido verde!)”, lembra, hoje, com bom humor.
Apesar dos constantes insultos, Bíscaro diz que sempre tentou levar a vida do modo mais normal possível e achou nos estudos uma forma de compensar as dificuldades físicas e sociais. “Tenho menos de 10% de visão no olho direito e menos de 15% no esquerdo. Então, na escola tinha frequentemente que levantar-me da carteira com o caderno na mão e aproximar-me da lousa para copiar a matéria”, conta. E, mesmo com dificuldades, formou-se em Letras, começou a lecionar inglês e fez mestrado e doutorado. “Mas, e os albinos que não tiveram essas oportunidades?”Pergunta. “Foi para conferir maior visibilidade à nossa invisibilidade que decidi criar o blog. Aos poucos, tenho colhido resultados promissores”, comemora
.

(Pra comemorar a chegada de setembro, vídeo da canção Manhãs de Setembro, da Vanusa. Adoro essa música!)

Um comentário:

  1. Quero parabenizar esta iniciativa que demonstra o altissimo nível de sencibilidade humana, envolto em preparo e conhecimento de causa. Eu identifiquei muitas afinidades com você Roberto, principalmente por ter a mesma condição genética, por ter uma história de infância e adolescência semelhante em quase tudo. Inclusive hoje com 46 anos de idade estou no segundo semestre do curso superior de gestão de negócios pela UBC (Universidade Brás Cubas), mas tudo com muita superação de barreiras tanto naturais como produzidas pelo preconceito geral. Estou muito contente de conhecê-lo através do seu blog e coloco-me a disposição para qualquer colaboração no sentido de levar adiante este projeto de debater e questionar esta problemática falta de atenção por parte de todos os canais que podendo não fazem o que deve ser feito em beneficio das pessoas vítimas da indiferênça e descaso dos poderes organizados em relação ao albinismo.

    ResponderExcluir