segunda-feira, 10 de agosto de 2009

URUBU


Na semana que passou um urubu albino chamou a atenção da mídia. Encontrado no Sergipe, o animal despigmentado estava machucado e fraco porque provavelmente fora rejeitado pelo bando. Vejam a notícia:

Agricultores encontram urubu albino em Sergipe
Ele estava debilitado e com ferimentos.Animal foi levado para Centro de Conservação de Aves de Rapina.
Um urubu albino foi encontrado por agricultores em Sergipe. Levado ao Centro de Conservação de Aves de Rapina, em Itabaiana, ele virou o xodó do tratador José Percílio Costa.
O urubu, de quatro meses de idade, tem asas branquinhas e bico rosado. A ave nasceu sem melanina, a pigmentação que dá cor aos animais. É um fenômeno raro entre essas aves. "Existem registros de outras espécies albinas, como pássaros e outros vertebrados. Há pouquíssimas informações sobre urubus", disse o biólogo Marcelo Cardoso. A ave foi encontrada há menos de 15 dias, num pasto. Quando foi levada ao centro de conservação, estava debilitada e tinha ferimentos. Agora, está recuperada e tem se adaptado bem ao local. Segundo os biólogos, se não fosse encontrada rapidamente, ela certamente não sobreviveria.
Como não enxerga tão bem quanto o urubu preto, o albino tem mais dificuldades para se defender dos predadores e encontrar alimento. Na natureza, se tornaria presa fácil. No centro, o urubu fica com outras aves e preso apenas pela pata. Ele passa a maior parte do tempo em troncos de árvores.
O local, aberto para visitação, recebe uma média de cem pessoas por dia e não há quem não se impressione com tanta brancura em um urubu. A permanência dele no centro de conservação tem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

(Encontrado em http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1258088-5598,00-AGRICULTORES+ENCONTRAM+URUBU+ALBINO+EM+SERGIPE.html )

Uma ex-aluna me ligou no sábado e me contou que havia visto o urubu na TV paga. Daí, no Domingo Espetacular de ontem fizeram uma matéria sobre o assunto. Aprendi que batizaram-no de Michael, numa brincadeira com o Michael humano; negro que virou branco. Também fiquei sabendo que o pássaro foi roubado do local onde estava. Falaram tanto dele que alguém se tocou de que poderia valer algum dinheiro e o surrupiaram. Torçamos pra que o Michael emplumado não tenha tido o fim do Michael humano.
Desejo o melhor pra Michael. De coração. Ele e os demais seres vivos merecem ser felizes, cuidados e tudo o mais. Mas, vocês viram como animais albinos ainda têm muito mais cartaz do que ser humano com albinismo?
Quem segue o blog há algum tempo já me viu reclamando que se um canguru albino nasce num zoológico da Lapônia, vira manchete no mundo todo. Quando nasce ser humano albino, não. Tem cavalo albino que ganha 30 frascos de protetor solar por dia. Há muito ser humano albino que não tem dinheiro pra filtro solar e morre de câncer de pele.
O Domingo Espetacular nunca fez matéria sobre albinismo em seres humanos, mas o Michael teve destaque! O Jornal da Band já falou até de sabiá meio albino, mas jamais se dignou sequer responder os emails que enviei divulgando o blog. O Domingo Espetacular também não.
Parece que as coisas estão se alterando, porém. Nestes últimos 2 meses, vários órgãos da mídia noticiaram sobre seres humanos albinos. Sei que outros o farão, quiçá tenhamos no Domingo Espetacular e no Jornal da Band o mesmo cartaz que urubus e sabiás conseguem!!!


2 comentários:

  1. Muito Boa essa sua observação. Conheço um casal de irmão em São Paulo que tem a doença e não recebe nem um tipo de apoio. Os pais são pobres e não tem dinheiro para comprar um vidro de filtro solar. O menino já está apresentando os sintomas de câncer e INFELIZMENTE já Conhecemos essa história.
    (biaribeiro_compras@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Muito Boa essa sua observação. Conheço um casal de irmãos em São Paulo que tem a doença e não recebe nem um tipo de apoio.
    Os pais são pobres e não tem dinheiro para comprar UM vidro de filtro solar. O menino já está apresentando os sintomas dO câncer e INFELIZMENTE já Conhecemos essa história.
    (biaribeiro_compras@hotmail.com)

    ResponderExcluir