segunda-feira, 17 de agosto de 2009

HARPER'S ISLAND

Roberto Rillo Bíscaro

Há 7 anos, John Wakefield chacinou diversas pessoas em Harper's Island, na costa do estado de Washington. O serial killer supostamente foi morto pelo xerife; desde então, a paz voltou ao local. Agora, um grande grupo de amigos está de volta à linda ilha pra celebrar o casamento dum casal perfeito, apaixonadissimo, cujo noivo era ilhéu. Durante as comemorações do casório, que durarão dias, novos assassinatos começam a acontecer na ilha e o espectro de John Wakefield volta a atormentar Harper's Island.

Essa é a premissa da série em 13 capítulos, Harper's Island, produzida pela CBS, uma das redes norte-americanas. Terminei de ver ontem à noite. Como fã de slasher films, minha curiosidade foi aguçada pelo enredo, afinal, tratava-se duma série slasher. Pra fãs do gênero, especialmente os slashers dos anos 80, a série é uma boa pedida. Também pra fãs de Agatha Christie, que, em certo sentido, pré-data a fórmula slasher em algumas de suas obras, como em O Caso dos Dez Negrinhos. Nao estou dizendo que Agatha tenha escrito slashers, mas a fórmula de ter um grupo de pessoas, mortas uma após a outra de maneira criativa e inusitada aparece em algumas obras da escritora inglesa.

Harper's Island funciona mais ou menos como versão ampliada de slashers como Sexta-Feira 13 ou congêneres ambientados em florestas, com mortes utilizando os mais diversos tipos de implementos. A cada episódio, pelo menos uma morte e todos os clichês e modos de matar do gênero estão lá.

O suspense e tensão demoram alguns capítulos pra se instalarem. Os primeiros 5 episódios, embora com algumas mortes, contem também elementos de novelão norte-americano, o que provavelmente deve ter afugentado telespectadores com menos paciência. O roteiro não é eletrizante como nos 2 Epitáfios, a excelente produção argentina da HBO, que pega a gente e põe na montanha-russa desde as primeiras cenas.

Mesmo no sexto episódio, quando o negócio realmente começa a pegar fogo, os roteiristas quebram a tensão com uma irritante e desnecessária subtrama cômica, que só faz dar nos nervos. Quem é fã desse tipo de filme quer é morte e suspense!

No quinto episódio consegui formular minha hipótese de quem poderia ser o assassino. Uma observação duma das personagens, durante um passeio de bicicleta na floresta, me fez pensar: "Ah, então quem tá matando é o/a......". Ontem de manhã, num ligeiro papo com uma amiga pelo MSN ela me perguntou se eu já sacara quem era o assassino. Eu dei 2 nomes porque um elemento novo na trama me confundira por uns instantes, mas mesmo assim, em primeiro lugar escrevi o nome da personagem que pensara primeiro. Não deu outra. Mas, há elementos e plot twists suficientes pra confundir o espectador.

A explicação final é meio tolinha e a produção contou com orçamento bem menor do que Epitáfios, mas, repito, isso também pode agradar aos fãs de slasher dos anos 80.

Ao fim e ao cabo, Harper's Island é uma série que diverte e aos poucos vai crescendo e conquistando a gente. Algo como um novelão que vira slasher aos poucos.

(Abaixo, o vídeo promocional de Harper's Island.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário