quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O ALBINO E O GIRASSOL

No auge de minha campnaha de divulgação do blog via email para os jornais de todo o país, fui contatado pelo jornal O Girassol, sediado na cidade de Palmas, capital do Tocantins.

A repórter Juliana Freitas enviou-me algumas perguntas por email. Hoje, na edição impressa do jornal, em órgãos públicos de Brasília e no site do jornal, circula a matéria copiada abaixo.

Para acesso direto, clique:
http://www.ogirassol.com.br/pagina.php?editoria=Geral&idnoticia=8622

Obrigado ao Sonielson e à Juliana pela atenção e apoio à campanha pela causa albina.

Albinismo
É importante conhecer para que se possa levantar a bandeira contra o preconceito


Muitas pessoas até fazem idéia do que seja, mas poucos conhecem realmente o que é o albinismo e as dificuldades que os albinos enfrentam. O albinismo é uma característica genética que consiste na ausência de melanina, que é a responsável pela pigmentação. Albinos tendem a não ter pigmentação nos olhos, pele e pelos.
Para esclarecer melhor a população, um professor de São Paulo, Roberto Rillo Bíscaro, portador de albinismo, criou o blog
http://albinoincoerente.blogspot.com/ onde reúne informações jornalísticas, científicas e histórias pessoas, com o intuito de combater a invisibilidade e o preconceito existentes. O professor também criou um canal no Youtube onde discute questões sobre o albinismo. “A necessidade desses veículos de divulgação da causa albina surgiu do fato de no Brasil não haver nenhum local na rede onde houvesse informação sobre albinismo num mesmo local”, explica. Roberto também se dedicou à divulgação da causa albina na intenção de reduzir o preconceito gerado em torno da disfunção. “Digo sempre que a familiaridade é caminho para a diminuição dos preconceitos”, comenta.
De acordo com o professor Roberto, as dificuldades enfrentadas pelos portadores de albinismo são inúmeras. Em primeiro lugar, o professor menciona o que chama de “invisibilidade”. Segundo ele, não se tem dados de quantos albinos há no Brasil. “Somos esquecidos pelo IBGE. É importante sabermos isso para delinearmos o perfil socioeconômico dessa parcela populacional”, relata.
Outra dificuldade pontuada por Roberto e talvez a maior delas é o preconceito. Segundo ele, a discriminação geralmente começa bem cedo, na infância, quando são alvos de muitas agressões verbais, com apelidos. “Isso pode ter efeitos devastadores na auto-estima das pessoas, especialmente porque é durante a infância e adolescência que a pessoa se auto-define”, relata. O professor chama a atenção para a enorme quantidade de filmes que trazem personagens albinos como vilões, seres estranhos e malignos, dotados de poderes mágicos. “Não somos nada disso. Somos apenas gente sem pigmentação”, comenta.
Roberto relata ainda que existe dificuldade de inserção no mercado de trabalho devido ao preconceito de muitos empregadores que não aceitam as limitações visuais que muitos albinos possuem. “Estudo feito na Bahia pela professora Lilia de Azevedo mostra que muitas crianças albinas não concluem sequer o Ensino Fundamental por problemas de visão, uma vez que as escolas não estão preparadas para esse tipo de aluno. Então, sem qualificação alguma, fica ainda mais difícil inserir-se no mercado de trabalho”, lamenta.
Outra grande dificuldade é a questão financeira. Segundo o professor, o portador de albinismo necessita de cuidados especiais. Para o albino, é indispensável o uso de protetor solar sempre, em qualquer estação ou dia, mesmo dias sem sol. Preferencialmente várias vezes ao dia. O uso de óculos também é indispensável. “O fato de o olho não possuir pigmentação nos torna muito sensíveis à luz e também nos provoca perda de acuidade visual, algumas vezes, quase total. Por isso, óculos de sol e óculos de grau são necessários. Ser albino não é muito barato, não!”, explica Roberto.
O professor também comenta da necessidade de o serviço público de saúde se responsabilizar em fornecer protetor solar a essas pessoas, “caso contrário, desenvolverão câncer de pele e isso sairá mais caro ainda aos cofres públicos”, avalia e acrescenta: “luto por uma representação mais positiva na mídia, a qual pode auxiliar bastante na disseminação de idéias mais corretas acerca do albinismo. Por exemplo, hoje as novelas abordam diversos temas sociais com todo tipo de personagens. Não seria maravilhoso um personagem albino que mostrasse os problemas enfrentados, mas que também mostrasse a possibilidade de se levar uma vida útil e interessante mesmo com albinismo? Digo sempre que a familiaridade é caminho para a diminuição dos preconceitos”, conclui.

Para quem quer conhecer mais sobre o tema, basta acessar:
http://albinoincoerente.blogspot.com/
Os links para acesso dos videos são: Albinismo - Definição
http://www.youtube.com/watch?v=rMHXGrY5Wjg Albinismo - Mitos http://www.youtube.com/watch?v=7DGiPu-t1ck Albinismo - Dificuldades e preconceito http://www.youtube.com/watch?v=79sUFJgJLe0 Albinismo - Reivindicações http://www.youtube.com/watch?v=GmqPHCOmCI0
Juliana Freitas jufreitas.souza@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário