quarta-feira, 19 de agosto de 2009

COMUNICADO À IMPRENSA

Semana passada, quando publiquei o email da ONG canadense Under the Same Sun, que tem atuado pra tentar coibir os assassinatos de albinos na Tanzânia, prometi também trazer a público o comunicado à imprnesa, anexo ao email.

Como estava atolado até o último fio de cabelo branco com coisas pra fazer, pedi socorro à Andreza Cavalli, jovem albina uspiana muito atuante nos grupos de discussão do Orkut. Ela passou o texto pra tradutora Carla Dutra, que gentilmente cedeu seu tempo pra nos ajudar. Obrigado.

PARA DIVULGAÇÃO IMEDIATA
Com o aumento da matança de Albinos, a corte da Tanzânia abandona acusações
Vancouver BC, Canadá – 6 de agosto de 2009:

Como a matança de albinos continua, as promessas do Presidente da Tanzania Jakaya Kikweteand e do primeiro-Ministro Mizengo Pinda de que os assassinos seriam trazidos a justiça rapidamente não estão mais sendo cumpridas. Agora as Cortes da Kahama e Shinyanga, que estão fazendo os julgamentos para 4 dos assassinos suspeitos de vítimas com albinismo disseram que eles estão sem fundos. ESTES JULGAMENTOS AGORA FORAM SUSPENSOS ATÉ NOVA ORDEM. Para os 170.000 albinos da Tanzânia, há um sentimento crescente de temor e abandono. Com seu governo incapaz ou relutante para protegê-los dos assassinos dos seguidores dos bruxos, não há nenhum lugar para se esconder e pouca razão para esperança.
Quando Peter Ash, Fundador da ONG Canadense “UNDER THE SAME SUN (SOB O MESMO SOL)” voltou da sua segunda missão de pesquisa a Tanzânia em abril passado, ele estava cautelosamente otimista. Durante a visita, Ash e a sua delegação encontraram-se com líderes na comunidade de albinismo bem como líderes religiosos e funcionários do governo, incluindo o Primeiro Ministro e o Vice-Presidente, Dr. Ali Mohamed Shein. Infelizmente, quatro meses mais tarde como o genocídio continua aumentando, Ash questiona seriamente se há qualquer política dentro deste governo africano Oriental para fornecer proteção significativa para seus cidadãos com albinismo.
A vítima mais recente tinha 4 anos de idade Muanda Sita da Vila Madilana no Bairro Bariadi, região da Shinyanga. Os assassinos, usando violentamente facas para cortar cana, surpreenderam o menino e cortaram as suas pernas uma por uma, enquanto ele gritava em agonia. matança traz o número de assassinatos de Tanzanianos com albinismo durante o mês passado para 4. Além disso, outros países Africanos agora informam ocorrências semelhantes, incluindo o vizinho Burundi onde ao menos 12 pessoas com albinismo foram mortas no ano passado. Entratanto, a República de Burundi não parece estar aflita com o mesmo tipo de apatia judicial. Enquanto os julgamentos na Tanzânia pararam completamente, 9 pessoas em Burundi foram recentemente condenadas pelos assassinatos. Todos os 9 assassinos cumprem pena na cadeia, com um deles cumprindo uma pena de prisão perpétua.
De acordo com Ash, a crise na Tanzânia só intensificou. “Se tem albinismo na Tanzânia", diz, "você vive num estado constante de temor. Desde 2007relatórios de polícia confirmam que pelo menos 53 crianças inocentes e adultos foram mortos como animais para que as partes de seus corpos possam ser negociadas e vendidas como meras mercadorias por bruxos a seus clientes. A escuridão da Feitiçaria está violenta com contas documentadas de recém-nascidos, alguns tão jovens com 6 meses de idade, sendo mortos vivos na frente das suas famílias, desmembrando um membro frágil por vez”.
“Em outro caso mais cedo este ano, ele adiciona, "o corpo de um bebê de dois dias de vida com albinismo em Shinyanga foi exumado de uma sepultura cavada um dia após o seu nascimento. Este recém-nascido foi achado sem braços ou pernas. Há três contas repetidas de cortes na garganta, sangue drenado e, algumas vezes, bebida na mancha pelos assassinos. As vítimas não têm em quem confiar e nenhum lugar para ir, pois a evidência mostra que em muitos casos, parentes ou amigos próximos das vítimas estão diretamente envolvidos nos assassinatos. Tragicamente, funcionários de execução de lei também estavam envolvidos. Este mal que se espalha alcançou proporções epidêmicas”.
Mais
Enquanto visitava a Tanzânia no dia 28 de fevereiro de 2009, o Secretário Geral da ONU Ban Ki-moon condenou os assassinatos, observando “Recebi queixas sobre esta infração bruta dos direitos humanos. É um assunto muito sério…”. No pequeno número de julgamentos que ocorreram até há pouco tempo, testemunhas disseram que os promotores frequentemente conduziram mal as investigações. As 170.000 pessoas da Tanzânia com albinismo sentem-se agora totalmente abandonadas por seu sistema de justiça sem míngüem para os salvar deste genocídio.
Os comunicados tranquilizadores da imprensa dos políticos nada fizeram para salvar a bela Eunice Bahati de 14 anos do bairro de Sengerema (Região da Mwanza) em 17 de fevereiro deste ano quando os assassinos cortaram cada um de seus membros enquanto sua família observava tudo. Tragicamente, Eunice é somente um exemplo de muitas pessoas inocentes que foram assassinadas em conseqüência deste crime contra a humanidade espalhando através da Tanzânia.
Aumentando a Pressão Internacional
Meios de comunicação mundiais fizeram observações muito sérias a respeito da continuidade desta farra de assassinatos. O estado desesperado da comunidade de albinos da Tanzânia e o trabalho da ONG Under The Same Sun (Sob o mesmo sol) foi caracterizado em cobertura internacional de meios de comunicação, tais como The New York Times, BBC, The National Post, The Guardian, Voice of America, NBC News e outras incontáveis rádios, TVs e jornais. E com o sistema judicial da Tanzânia em declaração recente de que eles não podem continuar as acusações dos assassinos suspeitos devido a falta de dinheiro , Ash acredita que a comunidade internacional deve pressionar o Governo da Tanzânia para reconsiderar esta decisão. “As cortes devem agir rapidamente para processar os perpetradores destes crimes odiosos” diz Ash, “e então o governo deve cometer recursos suficientes para proteger a comunidade vulnerável dos albinos da Tanzânia.”
“Devemos todos erguer nossas vozes e nos unir aos nossos companheiros seres humanos com albinismo na Tanzânia!” implora Ash. “Devemos gritar com um grito alto e impetuoso por justiça e um apelo para segurança. Tudo o que é necessitado para prevalecer o mal é os homens bons não fazerem nada. Não seja apontado entre aqueles que falharam ao mudar para salvar vidas”.
Uma petição internacional pode ser assinada e mais informações obtidas visitando o site: www.underthesamesun.com.
Para solicitações de entrevista, envie um e-mail para media@underthesamesun.com ou ligue +1-604-5876502.

Tradução de Carla Dutra carla.tradutora@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário