sexta-feira, 28 de agosto de 2009

LENTE

Cegueira e problemas de visão podem ser evitados
Diário do Pará 27/08/2009
Uma das preocupações de muitos oftalmologistas é a prescrição indevida de lentes de contato

No Brasil, estima-se que haja 1,2 milhão de pessoas cegas e cerca de 4 milhões de deficientes visuais. Segundo a Organização Mundial de Saúde, existem 153 milhões de indivíduos cegos no mundo, a maioria acometidos por erros refracionais não corrigidos: miopia, hipermetropia e astigmatismo. Ainda de acordo com a OMS, o acesso aos atuais recursos da medicina e melhores condições de vida podem evitar que mais pessoas sejam acometidas de doenças oftalmológicas.
Segundo o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Hamilton Moreira, a defesa da saúde ocular do brasileiro é uma das preocupações que vêm pautando os congressos e seminários da categoria. Há entre os profissionais da área, por exemplo, uma grande preocupação quanto à prescrição indevida ao uso de lentes de contato.
"Uma lente de contato mal adaptada ou com uso inadequado, sem o acompanhamento médico, poderá causar complicações oculares, com sérias repercussões para a visão do paciente, inclusive a cegueira", alertou o médico. Segundo ele, a maior vitória neste sentido foi ter o projeto que regulamenta a profissão do Optometrista, definindo-a como de nível superior, rejeitado pela Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados esta semana.
A proposta tramitava na Câmara desde 2007 e até os últimos momentos de sua votação não encontrou consenso entre os integrantes da comissão. Entre as funções propostas para o optometrista no projeto estava a capacidade de adaptar e adequar as lentes às necessidades do paciente.
De acordo com a presidente da Comissão, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), que colocou o projeto com parecer pela rejeição em votação, a sociedade oftalmológica brasileira rejeita a proposta alegando faltar ao optometrista o conhecimento indispensável para orientar o paciente com segurança, sem comprometer ou agravar seus problemas visuais.

(Encontrado em http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=26543)

(Abaixo, a apresentação dos Paralamas do Sucesso, no primeiro Rock in Rio, cantando Óculos.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário