quarta-feira, 19 de agosto de 2009

OUTRA FORNADA DE CINE 50'S


(Acima, trailer do filme The Colossus of New York)
Andei vendo mais alguns filmes de ficção científica e terror dos anos 50.

Roberto Rillo Bíscaro

O primeiro foi The Magnetic Monster (1953). Um cientista cria um novo elemento chamado serranium, bastante instável, radioativo e que duplica de tamanho a cada 11 horas sugando energia e ameaçando a população terráquea com a radiação e a própria órbita do planeta porque pode crescer tanto a ponto de ameaçar tirar o planeta de lugar. O monstro do título não se materializa jamais, mas é tratado como qualquer monstro de filme de monstro, ou seja, tem que ser “morto” antes que seja tarde demais. O filme é recheado de blá-blá-blá científico e raramente vi película que mostrasse tanto aparelho de ponta, de época, quanto esse! Pra quem curte tecnologia vintage, The Magnetic Monster causará frêmitos: são super-computadores, contadores geiger e um monte de outros aparelho eletrônicos da primeira metade dos anos 50. Fredric Jameson escreveu que a fascinação pelos cientistas e pelo trabalho cientifico na década de 50 pode ser entendida como forma de compensação pela rotina chata e sem graça de nossos empregos de 8 às 5. Cientistas trabalhavam em locais estimulantes, cheios de luzinhas e bips, não precisavam se submeter à tediosa rotina e, ainda por cima, salvavam o planeta. Acredito também que importava muito vender e consumir a imagem de que os EUA eram tecnologicamente mais avançados do que a inimiga URSS. The Magnetic Monster cumpre ambas tarefas muito eficientemente e ainda diverte com uma história narrada em off, remetendo aos filmes noir.

Depois foi a vez de Red Planet Mars (1952), que é pura propaganda anti-comunista e não usa sutileza ou metáfora alguma pra esconder o que é. Pelo contrário, o fervor nacionalista-religioso do filme equilibra-se entre o aterrador e o risível. Um casal de cientistas estabelece contato com o planeta vermelho e no começo as mensagens causam caos no mundo ocidental, ou mundo civilizado, como dizem no filme. Mas, eis que de repente, os marcianos começam a enviar mensagens religiosas conclamando a paz mundial. Imediatamente, estabelece-se a crença de que Deus está falando por intermédio dos marcianos e o mundo inteiro magicamente passa a seguir seus ensinamentos. Inclusive, os países detrás da Cortina de Ferro, os quais, depois de muitas mortes e rebeliões, finalmente banem o comunismo e passam a viver sob a chefia dum membro da igreja ortodoxa russa!!! E tem mais, acreditem, muito mais. Visto após a queda do comunismo soviético – quando sabemos que a palavra de Deus nada teve a ver com o fim dos regimes comunistas – a película não deixa de ser altamente irônica. Cada vez entendo melhor alguns amigos norte-americanos mais velhos que sempre me relatam o pavor que sentiam nos anos 50. Red Planet Mars é puro panfletarismo e está longe de ser produto isolado na época. No entanto, é provavelmente o filme mais completo que já vi pra ilustrar o chamado Red Scare do pós-guerra. Os atores estão todos, sem exceção, 10 tons acima duma interpretação “normal”. A personagem feminina parece estar possuída por algum anjo reparador, tamanha a melodramaticidade e fanatismo de sua atuação. Red Planet Mars requer estômago forte, mas, dentro do que se propõe é eficaz até o último fio de cabelo. De arrepiar!

Noutro dia, vi The Colossus of New York (1958), enésima recriação da história de Frankenstein, com bastante carga melodramática. A música incidental é puro acompanhamento musical de peças teatrais de melodrama, cujo nome, alías, vem de melodia acoplada a drama. Um cientista disposto a erradicar a fome no mundo morre e seu pai transplanta seu cérebro pro corpo de um robô, criado pelo irmão do brilhante cientista morto. Devido à aparência horrível e à solidão proveniente do medo qu causa nos outros, o robô vai desenvolvendo idéias homicidas e as coloca em prática com seus brilhantes olhos, que disparam raios capazes de fritar as pessoas. A moral da história é que não compensa viver uma vida puramente cerebral, desprovida de emoções. O final “apoteótico” se dá num dos saguões do prédio da ONU, onde somos brindados com um festival de efeitos especiais de baixo orçamento e final pra lá de melodramático. Indispensável pra admiradores de trash movies.

Também de 1958 é Terror From the Year 5000, Um cientista desenvolve uma máquina capaz de enviar coisas pro futuro e trazer coisas de lá para o passado que no caso é o presente do filme). O assistente idiota – também financiador do projeto – e afoito acaba por trazer uma mulher deformada do futuro. A explicação pra deformação [e adivinhem qual??? Quem respondeu radiação atômica acertou!! No ano 5000 uma em cada 5 crianças nasce mutante devido à forte radiação no ar. A mulher fora enviada do futuro a fim de levar para lá um homem com genes saudáveis pra acabar com o problema e salvar a espécie humana. Você que até agora acreditava na genialidade de Back to the Future e Terminator deve estar desapontado... Desafio algum espectador a não gargalhar quando da primeira aparição da mulher radioativa. Os grunhidos e gritos são muito engraçados. Efeitos especiais impagáveis e um momento fantástico onde a mutante troca de rosto com uma enfermeira fazem dessa película outro must pra trashers. Como pude viver tantas décadas sem conhecer isso?
(Abaixo, trailer de Terror From the Year 5000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário