quinta-feira, 13 de agosto de 2009

URGENTE!

Enquanto no Brasil a situação de invisibilidade das pessoas com albinismo aos poucos vai ganhando destaque e ações corretivas começam a tomar forma, graças ao trabalho da APALBA, na Bahia, deste blog e de nossos aliados, na Tanzânia, o quadro é desolador.

Esta semana recebi alguns comentários de leitores novos, chocados com a situação que os albinos enfrentam em algumas partes daquele país africano, onde o comércio de partes de corpos de pessoas com albinismo continua a acontecer porque há uma superstição que atribui poderes mágicos aos albinos, cujas partes do corpo são usadas para a manufatura de poções que prometem riqueza a quem as utilize. O quadro é desolador e requer ação imediata para pressionar o governo tanzaniano a tomar providências duras contra esses atos de barbárie.

Recebi email da ONG canadense Under The Same Sun prestando contas da situação e reiterando o pedido de pressão por parte do público. Os leitores mais antigos talvez se lembrem de que há alguns meses postei um link pruma petição a ser encaminhada ao governo daquele país exigindo sanções contra os criminosos.

Seguem alguns trechos da mensagem, traduzidos:

Você está recebendo este email e comunicado à imprensa por ter previamente assinado à petição promovida pela Under The Same Sun.

No dia 06/08, o comunicado à imprensa foi enviado a milhares de jornalistas, resultando em entrevistas imediatas e citações por órgãos como a CBS News, Reuters e o National Post.

No comunicado, Peter Ash
(presidente da ONG) protesta contra a decisão da Corte tanzaniana que encerrou os casos de acusações contra os supostos assassinos de albinos. A alegação da justiça do país para o encerramento dos casos é “falta de verbas”!! (as exclamações são do texto original em inglês)

Para a sua informação, a Under the Same Sun retornará à Tanzânia em setembro.
Portanto, por favor:
1) Divulgue o mais que puder o abaixo-assinado (petition) presente no site
www.underthesamesun.com . Ela será levada novamente para a Tanzânia e entregue ao governo do país – com todas as assinaturas desde o início da petição, em 2008.
2) Repasse o abaixo-assinado e o comunicado à imprensa a quaisquer canais de mídia da sua área.
3) Contate autoridades governamentais de sua região para alertá-los s obre este genocídio e pedindo a eles que entrem em contato com o governo tanzaniano para que os julgamentos tenham prosseguimento.

Para tomar ciência do comunicado à imprensa, favor clicar no link abaixo:

http://www.underthesamesun.com/press-release/press-release2-august2009.pdf

Caros leitores, prometo traduzir o comunicado à imprensa o mais rapidamente possível, mas agora realmente não posso. Entretanto, peço que vocês contribuam com alguns minutos de seu tempo, clicando no link presente no item 1 acima, pra assinarem o abaixo-assinado. Ficar chocado é parte do processo, mas não pode ser todo ele. É preciso tomar alguma atitude pra que essa barbárie tenha fim.

O site da Under the Same Sun é em inglês, mas reio que um bom tradutor de página resolve os empecilhos praqueles que não sabem o idioma. E, pelo que me lembro de quando assinei o abaixo-assinado, não se trata de inglês muito avançado. Entretanto, caso alguém queira faze-lo, mas tenha dificuldade, contate-me por email e eu dou as coordenadas necessárias.

Peço também aos colegas blogueiros que reproduzam essa mensagem em seus blogs, listas de discussão e onde mais puderem, a fim de que mais pessoas assinem o abaixo-assinado.

Obrigado pela atenção e apoio. Vamos à luta, como sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário