sexta-feira, 14 de agosto de 2009

LAYOUT NOVO

Uma das coisas mais interessantes a respeito de ter um blog e colocar a cara à público é observar o retorno que isso provoca. Pessoas elogiam, pessoas fazem críticas, leitores se identificam com alguns posts ou estórias/histórias. Gente pede explicações a respeito disso ou daquilo.

Tudo isso sempre com a intenção de elevar a qualidade e a eficiência do trabalho. Tudo isso de forma democrática, em clima de troca de idéias. Pra mim está sendo ótimo exercício, não apenas pelos motivos que podem ser inferidos, mas também porque a gente fica mais aberto às opiniões externas, ao diálogo. Pode até ser clichê, mas sem diálogo dificilmente chegaremos a algum lugar, não?

Minha iniciativa de colocar postagens sobre temas ligados a deficientes de forma geral, especialmente à deficiência visual, está, inclusive, me tornando mais antenado pras dificuldades daqueles que enxergam menos do que eu ou não enxergam nada. Graças a softwares especializados, cegos também podem navegar na net e, por intermédio de um deles, fui alertado de que meu post anunciando o novo layout do blog passou totalmente batido pra essa parcela de leitores. Eu simplesmente anunciei que o blog está de cara nova, mas não contei que cara é essa. Pra quem não enxerga, é necessário que se descreva o novo visual. Obrigado pelo toque e desculpem pela exclusão! Se a pessoa não tivesse botado a boca no trombone pra me alertar eu não teria me tocado. Por isso é importante se expressar.

A descrição da página é a seguinte:

O fundo dela é preto. Escolhi essa cor porque como sou fotofóbico, fundos brancos são um pouco mais chatinhos pra ler. Além disso, adoro a cor negra. Do lado direito da página, encontram-se os links com os marcadores de assunto tratados aqui, tipo “albinismo”, “deficientes” etc. Também há seções onde aparecem pequenas imagens dos seguidores do blog, a relação de postagens do mês e links pros arquivos dos meses anteriores. Mais abaixo, há uma pequena foto minha e abaixo dela uma pequena apresentação de quem sou: coloco o nick que inventei (Dr. Albee), o local donde falo (Penápolis – SP) e um pequeno texto onde digo que sou professor de inglês e literatura com doutorado pela Universidade de São Paulo.

O novo layout é o seguinte:

Antes havia apenas o nome do blog e abaixo o subtítulo “perspectivas albinas de vida”. Mas era com o formato padrão que já vem no tutorial do blogspot. Daí, o André Aguiar, ilustrador albino de Curitiba, me presenteou com um cabeçalho novo.

Os dizeres permanecem os mesmos de antes. Entretanto, o nome do blog agora está com letras bem mais grossas (brancas) e o subtítulo (em negro, também com letras mais grossas, embora um pouco menores) aparece dentro de um retângulo amarelo. À direita do título e do retângulo, André fez uma caricatura minha com as mesmas roupas que usara numa foto que tirei no Rio de Janeiro (a qual publiquei no blog, mas não descrevi porque não havia ainda me tocado, desculpem!). Ele me desenhou de lado, com a cabeça virada pros leitores, sorrindo, uma das mãos na cintura e a outra apontando pra lateral, inclusive, entrando no retângulo amarelo. Estou com o chapéu-panamá que era do Zeca (ele me deu de presente!) e vestindo uma camisa de manga cumprida cor de rosa. Dá pra ver também que uso cinturão branco e calças bege, embora a ilustração vá apenas até a minha cintura. A título de curiosidade, as calças com que apareço na foto são bombachas de gaúcho argentinas. E o cinturão tem uma fivela grande com as minhas iniciais, presente de aniversário que ganhei do grande amigo argentino, Carlito. Lá, esse tipo de fivela com as iniciais são meio comuns e eu adorei tanto que quis porque quis ter uma com minhas iniciais também! Uso direto e um aluno adolescente, certa vez, achou que as inicias na fivela eram homenagem aos ídolos teen mexicanos do Rebelde, cuja sigla parece que é RDB. As do meu cinto são RRB.

Espero que essa descrição tenha dado aos deficientes visuais, uma idéia melhor do layout do blog.

Repito que isso foi pedido – mais do que justo – de uma seguidora cega do blog e não atitude paternalista de minha parte.

Aproveito pra dizer que aceito toda e qualquer sugestão pra tornar a acessibilidade mais fácil aos leitores. Se quiserem letras maiores ou outra coisa que eu consiga fazer, basta me falar que tentarei atender ao pedido.

2 comentários:

  1. está ótimo o layout de sua página! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. realmente, agente faz coisas e acha que todos tem a mesma capacidade de enchergar, esquecemos muitas vezes sem querer, mas foi muito importante saber que essas pessoas tem acesso ao blog e que podem participar deixando seu blog mais democratico.
    abraçoo

    ResponderExcluir