terça-feira, 9 de outubro de 2018

TELINHA QUENTE 330

Roberto Rillo Bíscaro

O caos das relações entre judeus e palestinos ganhou adição no catálogo da Netflix, com a segunda temporada de Fauda, série israelense, cuja temporada inicial foi resenhada aqui.
A dúzia de capítulos repete a estrutura de seus antecessores: o ex-agente Doron está sossegado em seu canto, quando é impelido a intervir com o serviço secreto, para caçar perigosos terroristas árabes, que ameaçam Israel e sua família. Começa meio lento, mas quando engata, pega fogo.
A Netflix repetiu o tratamento dado à temporada primeira: falas dos israelenses dubladas, mas não a dos árabes, contribuindo pra que nos identifiquemos mais com os primeiros, porque os “entendemos”.
O problema com essa vinda de Fauda é que qualquer verniz de entendimento de ambos os lados foi definitivamente solapado. Árabes estão divididos em facções rivais que se odeiam; são inflexíveis fundamentalistas religiosos e suas mortes (abundantes) não recebem quase qualquer tipo de consternação diegética, como acontece se um israelense simplesmente leva um tropeção.
Destarte, recomenda-se cautela redobrada ao definir como “realismo” o que se vê. Na verdade, vemos a história contada pelo ponto de vista do país produtor de Fauda. Atentando-se pra isso, continua entretendo.
Mamon é um termo derivado da Bíblia, para descrever riqueza material ou cobiça, na maioria das vezes, mas nem sempre, personificado como divindade. A palavra é transliteração do termo hebraico "Mamom" (מָמוֹן), que significa literalmente "dinheiro". Como ser, Mamon representa o terceiro pecado, a Ganância ou Avareza, também o anticristo, devorador de almas, e um dos sete príncipes do Inferno.
A despeito do poderio metafórico que a palavra enseja, a temporada primeira da série norueguesa homônima desapontou tanto, que sequer cogitava ver a segunda. Não segui detalhes de produção, na página Scanoir, no Facebook, nada.
Quando descobri que os 8 capítulos da temporada dois, exibidos em 2016, ganharam o Emmy internacional, topei dar chance. Veria um par de episódios; se não curtisse, lixo e bora pra próxima (minis)série, porque abundam.
Não dá pra dizer que o roteiro espalhafatoso seja extremamente inteligente e culto, mas Mammon não deixa as coisas se assentarem; é montanha-russa escandinava de intriga e morte na Noruega e Turquia. Morre tanto personagem que lá pelo capítulo 6, cogitei se sobraria alguém no fim. Sobra, mas não muitos e não toda a estrutura política da podre de rica nação europeia.
Há um adorado primeiro-ministro que pretende lançar ambicioso programa educacional pra garantir a riqueza da Noruega depois que o petróleo acabe. Há companheiro de partido ressentido, que quer seu lugar. Há o mesmo jornalista da temporada 1 se envolvendo em um caso muito perigoso, depois que um colega de redação é morto no carro. Há possível traição nacional, intriga corporativa, há o governo da China, há menina estuprada. E no fim tudo isso está ligado. Talvez o espectador nem entenda direito como, mas o que importa nessas séries é manter nossa atenção e isso Mammon consegue.
Talvez pra justificar a alusão mitológica do título, os assassinatos geralmente envolvem tiro ou mutilação num/dum olho. Há que se lembrar que Odin sacrificou um dos seus por conhecimento e o primeiro-ministro chama seu projeto educacional de Yggdrasil. No fim, uma das perguntas de Mammon será se vale tudo para garantir o conhecimento. 
Como essa temporada é independente da inicial, dá pra desconsiderar a primeira e se divertir só com a segunda.

O sucesso da temporada primeira de Salamander (resenha aqui) fez com que a Eén comissionasse segunda. Não era pra menos: primeira série belga importada pela BBC4; anexada a alguns catálogos da Netflix e até cogita-se refilmagem em inglês. O grisalho inspetor Paul Gerardi foi cabeça de lança da pequena invasão de TV belga que se seguiu e está em pleno curso. Como sua colega dinamarquesa Sara Lund fora pras produções escandinavas.
Apesar de encomendados há cinco anos, a dezena de capítulos da temporada dois só veio a público no início deste ano. Como Salamander não é o nome do protagonista, mas duma organização secreta desmantelada na temporada um, o roteiro precisou criar elo entre as duas temporadas, mas manter sua independência pra não alienar os que não viram a aventura inicial.
A segunda temporada tem como subtítulo Blood Diamonds, ou Diamantes de sangue. O termo se refere às pedras extraídas em zonas de guerra, geralmente na África, donde atualmente cerca de dois terços dos diamantes do mundo são extraídos e vendidos para financiar grupos insurgentes, um exército invasor ou, um senhor da guerra. Diamantes assim obtidos são geralmente extraídos por mão de obra escrava ou trabalhadores em condições análogas à escravidão.
Na pobre e sempre em guerra Kitangi, um general malvado quer chegar ao poder e pra isso não mede esforços e balas. Quando um vídeo comprometedor chega à Bélgica, o inspetor Gerardi é arrastado pro olho do furacão, que envolve empresários, bancos e o próprio governo belga. Pra justificar tamanha rede conspiratória e liga-la à temporada um, pode haver resquícios da Salamander envolvidos.
Salamander: Blood Diamonds é a temporada um em cenário ligeiramente alterado. Embora agora viva numa bela mansão no campo, o inspetor Gerardi segue incorruptível e viciado em trabalho ético. Uma vez enredado na nova trama, seus superiores duvidam da magnitude de suas suspeitas, ele é afastado do caso, mas segue investigando por conta própria, até resolver tudo e restituir a paz ao pequeno país europeu.
Se mantivesse apenas a estrutura não haveria o menor problema, afinal, quantas tramas policiais não se encaixam no descrito? O problema é que Blood Diamonds repete os erros de sua antecessora: mesmo com menos episódios, há cenas longas demais e certa enrolação; daria pra contar a história em meia dúzia de capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário