quinta-feira, 25 de outubro de 2018

TELONA QUENTE 259

Roberto Rillo Bíscaro

Privacidade torna-se coisa do passado. Pras gerações bem jovens, anonimato pode ser tão alienígena quanto papel carbono.  O debate sobre o fim da privacidade acontece há anos, devido a fenômenos como mineração de dados, reconhecimento facial, uso de perfis em redes sociais, vigilância cibernética, hiperconexão, rastreamento geográfico, cyberbullying e também a ubiquidade de câmeras de segurança. Em séries policiais, é comum caçar criminosos traçando o uso que faz do cartão de crédito e rastreando celulares.
O roteirista e diretor neozelandês Andrew Niccol imaginou futuro não tão distante, em que todo mundo estará catalogado e nossa mente funcionará como eterna internet/rede social/banco de dados. Todas as memórias poderão ser acessadas e ao se andar pelas ruas, legendas descreverão pessoas e objetos. Essa é a premissa de Anon (2018), produção britânica que a Netflix anexou a seu catálogo.
Numa cinzenta, modorrenta e semideserta Nova York (há um galerista do Upper East Side, isso é Grande Maçã), um(a) hacker está acessando o ponto de vista de indefesas vítimas, que acabam assassinadas com balaço no meio dos olhos. A principal suspeita é uma jovem hacker, experta em apagar experiências indesejáveis do CV memorial e insertar outras, mais palatáveis ou socialmente aceitas. Além disso, Anon é capaz de construir cenas e inseri-las com maestria no fluxo da memória, além de saber manipular até as imagens que alguém estão vendo no presente, desde que consiga acessar o cérebro da pessoa.
Complicado superconceito de ficção-científica, que necessita de muita explicação/exposição, a fim de erigir e solidificar a mitologia. O preço pago é lentidão e uma história policial que jamais decola e tem desfecho morno. O esforço está quase todo canalizado em apresentar/compreender o mundo ficcional de Anon, tanto por parte do realizador, quanto do espectador.
Aparentemente, a vontade era fazer uma espécie de cybernoir. Sal Frieland é o policial deprimido e cansado, que se encanta pela misteriosa antagonista.
Quieto e escuro, Anon não é indicado pra fãs de thrillers eletrizados, mas nerds, geeks, fãs de sci fi cabeça e toda uma nova geração enamorada desses temas por causa de Black Mirror, poderão ficar grudados na tela pra absorver o conceito.
Eu fiquei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário