quinta-feira, 11 de outubro de 2018

TELONA QUENTE 257

Roberto Rillo Bíscaro

Despertar empatia é um dos desafios dos realizadores de filmes cujas tramas se desenrolam primariamente em telas de computador/smartphones/smartTVs. A ação passa a ser terceirizada, porque se trata de uma câmara filmando uma câmara filmando. Acresce que o tempo digitando, a necessidade de se ler muitos textos em caixas de mensagem e o imperativo de se exibir programas/vídeos carregando, dilui a ação, e, portanto, a tensão.
O roteirista e diretor estreante Aneesh Chaganty contornou esse problema com seu competente Searching (2018), que no Brasil foi literalmente traduzido como Buscando... Com elenco competente e ação se passando apenas em telas, Searching é sobre uma busca e o título funciona em nível duplo: o pai procurando a filha desaparecida e seu uso de ferramentas online pra fazê-lo.
Searching abre com sequência emocionante e muito bem montada sobre como a esposa de David Kim falece de câncer. Prestando atenção, você perceberá até o capricho de se preocupar em mostrar como as próprias páginas mudam no espaço de dois anos.
Como a maioria dos pais, David pensa que conhece sua filha Margot como a palma da mão, apenas porque troca mensagens com ela o tempo todo. Quando ela some, novas facetas se descortinam e o nipo-americano descobre muita coisa, tudo pela internet.
A proposta de foco narrativo de Buscando...é que assumamos o ponto de vista de David, olhando/lendo as telas, vídeos e comentários que ele vê/lê. Chaganty não consegue aderência total a esse parâmetro tão rígido e cenas de reportagens televisivas, por exemplo, dão impressão dum narrador onisciente. Isso nem de longe azeda o longa, porque o diretor consegue que fiquemos realmente engajados com a dor de David e curiosos pelo que houve com Margot.
Searching comenta sobre a superficialidade real de relacionamentos que aparentam profundidade, além das pontadas na espetacularização da tragédia, agigantada pela internet. Então, sequente ao desaparecimento de Margot, aparecem os haters, teóricos da conspiração e aproveitadores em geral. Esse não é o fulcro, mas Searching não deixa de notar esses fenômenos, dos quais, aliás, depende pra existir.
Como todo bom suspense, Searching tem reviravolta na trama e final até bem surpreendente, que lembrará os mais antenados, de certa série britânica muito influente desta década.
Pra quem não enxerga direito, esse crescente sub-subgênero de filmes dentro de telinhas pode ser irritante/frustrante. Um martírio/saco ter que ler tantos chats, mas em Searching isso vale a pena, até porque não há tantos assim. E acho que mesmo não lendo, dá pra entender igual. Afinal, é só mais uma história de menina que some, embora muito bem contada e urdida.

Formalmente interessante, Amizade Desfeita deixa a desejar no quesito provocar terror, conforme apontei na resenha, que você lê aqui.
Este ano saiu Unfriended: Dark Web, que não continua a história de seu predecessor, mas tenta aterrorizar com a internet na qual a maioria de nós não sabe navegar e por isso tem fama de do mal; espécie de versão cibernética do inferno.
Conforme previ, o visual do Unfriended original já está datado, porque a internet muda em par de anos. O que não alterou é que a nova vinda de Amizade Desfeita segue sem engajar o espectador emocionalmente: aquela meninada boba fala sem parar e não dá pra se importar com eles de jeito nenhum.
Mas, depois dalguns minutos, ocorreu-me epifania, que me fez desligar o filme imediatamente. Claro que muito texto escrito aparece em filmes onde a ação se passa nas telas de computador. Assim, o interminável matraquear nas janelinhas do Messenger do Facebook ocupa muito tempo.
Os produtores sequer se deram ao trabalho de ampliar as tais janelinhas, então tinha que me aproximar pra lê-las até que veio o clique: esses malditos não me incluiram nesse mundo ficcional, não me querem nele: que vão pras profundezas do inferno cibernético então. E desliguei o vídeo na hora. Se ainda tivessem conseguido me cativar, vá lá, mas só pedir, sem nada me oferecer em troca, já era, baby dearie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário