segunda-feira, 15 de outubro de 2018

CAIXA DE MÚSICA 335

Roberto Rillo Bíscaro

Pirombeira é coletivo musical formado por Aline Falcão (teclado, sanfona e voz), Gabriel Arruti (baixo), Ian Cardoso (guitarra, viola caipira e voz), João Mendes (violão e voz), João Paim (percussão) e Rubão Nazario (bateria). Desde 2010, os baianos vem se destacando na cena local e ano passado chegaram a ser indicados pro 18° Grammy Latino, como Melhor Projeto Gráfico de Álbum. O álbum em questão é a estreia homônima do ano passado, realizada mediante financiamento coletivo em 2016.
Da dúzia de faixas, três são vinhetas, como a psicodélica Tramela. O charme do Pirombeira é pegar tudo quanto é influência regional e global e jogar pirambeira abaixo. Sem medo de faixas instrumentais numa cultura que adora cantar junto, as mixagens de subgêneros chamam especialmente a atenção nelas. Canastra tem forte pegada fusion, o Brazilian jazz dos gringos; o jazz de Cadê o Bongo tem vibração afrossamba. Baião Pra Bonfim entrega sua afiliação no nome, mas não espere arrasta-pé purista; é pautado pelo jazz, se liga nos solos. Marítimo é jazz nordestino com gaita de Stevie Wonder e Buraco é frevo-marchinha. Ivone seria o quê? Um ijejazz? Forrojazz? O fascínio de Pirombeira é que não dá para etiquetar como sendo do subgênero tal, característica-chave da produção musical contemporânea. Os apontamentos de pertencimento ao ritmo X ou Y são apenas registros de predominâncias, para orientar leitores ainda desconhecedores do som.
As canções com letra são minoria, mas não menos deliciosas. Lugar é o som típico que muitos de nós sulistas associamos quando ouvimos falar que algo vem da Bahia: afoxé, ijexá, não sabemos direito identificar as diferenças, mas é deliciosamente rebolante. Fãs de MPB-Clube da Esquina não têm do que reclamar da introspecção toadeira de Instante Pra Lembrar, que mais pro final se empodera um bocadinho. Deu Foi Dó faz crítica social em clima de samba de roda e Sol Final é coquetel irresistível de funk, jazz, samba, afoxé; muito alto astral.
Com produção límpida e prontinha para exportação, esses baianos estão à espera que você se jogue. E é fácil: Pirombeira está disponível gratuitamente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário