segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

CAIXA DE MÚSICA 304



Roberto Rillo Bíscaro

Syleena Johnson teve infância e adolescência muito musicais, mas seu começo de carreira não foi tão fácil. Seu pai é o soulman Syl Johnson, que nunca estourou - mas foi regravado por Al Green e os Talking Heads e sampleado por meio mundo -, e por isso não incentivou a filha. Syleena também teve nódulos nas cordas vocais, precisou de cirurgia e anos de fono. A despeito dos contratempos e falta de incentivo, Johnson não desistiu e já tem discografia considerável, diplomas universitários em música e nutrição e colaborações com queridinhos do hip hop atual, como Kanye West e R. Kelly. Como várias de suas colegas de subgênero, participa de reality shows pra ganhar visibilidade.

Lançado dia 10 de novembro pela Shanachie Records, The Rebirth Of Soul foi produzido pelo paisão e o caráter old school de Syl impregna o álbum, irretocável em sua dezena de reinterpretações de clássicos do R’n’B dos anos 50 aos 70. Tudo gravado ao vivo em estúdio, como nos velhos tempos, atestando o profissionalismo, fogo e paixão da banda de veteranos escalados por Syl e da vocalista. Todos brilham em tudo.

Impressiona como Syleena flana com exuberância e assertividade por diferentes facetas do espectro da rica black music norte-americana. Ela desliza pelo deboísmo Motown de Make Me Your e We did It. Chora de amor ainda meio à moda 50’s em There’ll Come a Time e Lonely Teardrops, mas repare como o registro de dor amorosa é distinto nas duas. Vai pro ativismo black power, se perguntando em tom de “qual é, mané?” is It Because I’m Black, regravação do papi, aliás.

Sem medo de comparação com plenas e absolutas da soul music, cospe fogo na arethiana Chain Of Fools e rasga o coração em I’d Rather Go Blind, consagrada por Etta James. Eita! Viram d’onde Tamar Braxton tirou o drama pra fazer letra dizendo que preferia ficar cega a ver o macho com outra? Há outro elo com o álbum da irmã de Toni, porém. Tamar pós-modernamente releu The Makings Of You ao passo que Syleena resolveu encarar as orquestrais e magistrais interpretações de Gladys Knight e Curtis Mayffield. Só ouvindo pra crer no madrigal milagroso que resultou. Não deve nada, talvez até supere a de Curtis.

Obrigatório, ório, ório!

Nenhum comentário:

Postar um comentário