segunda-feira, 30 de outubro de 2017

CAIXA DE MÚSICA 289

Roberto Rillo Bíscaro

Pode ser pra causar, mas Tamar Braxton revelou que seu álbum mais recente será seu último. A empresária e estrela de reality show quer se dedicar à família. Bluebird Of Happiness foi lançado de forma independente dia 29 de setembro. Como ela e a irmã Toni sempre gostaram dum bom e gritado drama, pode ser que a afirmação não passe disso, afinal melodrama e berro é o que não faltam nas 11 faixas.
Em Blind, Braxton canta que prefere ficar cega a ver o amado com outra e em My Man esgoela “meu homem, meu homem, meu homem” inconformada de tê-lo perdido pra inimiga. Se você não gosta de exagero; se tem espírito discreto bossa nova, nem tente Bluebird Of Happiness, apenas pra apreciadores dum bom sofrimento, real ou inventado. My Forever, Heart In My Hand, How I Feel, Empty Boxes são outras baladas vocalmente intensas. Os arranjos são sempre discretos: fundo de piano ou electronica hip hop totalmente domesticada ao gosto do R’n’B contemporâneo. O foco do trabalho de Tamar Braxton é sempre sua voz, sempre ela.
A regravação da clássica The Makings Of You, de Curtis Mayfield, causará discórdia entre puristas. Fãs de soul music a conhecem bem nas vozes de Aretha Franklin e/ou Gadys Knight. Braxton hibridizou o tema, misturando voz e arranjos 70’s de Knight com a sua própria e arranjos contemporâneos de R’n’B, além de acrescentar à letra. Ficou no meio do caminho entre uma coisa e outra, mas até que dá pro gasto, embora eu não veja razão pra não ficar de vez com Gladys Knight And The Pips. Outro empréstimo, bem menos polêmico, é o de Pick Me Up, delícia pop soul dançante. Atente pro sampler de teclado de Love Come Down, sucesso oitentista de Evelyn ‘Champagne’ King.
Como no anterior, Calling All Lovers (resenhado aqui), Bluebirds Of Happiness tem um par de faixas que trazem a qualidade pra baixo. No caso anterior, eram baladas meio insossas, neste é o par de midtempos meio metidinhos a agradar plateias mais jovens, Run Run e Hol’ Up.
Se Tamar Braxton cumprir a promessa de aposentadoria, a soul music perderá uma caixa torácica capaz de muito drama. Tomara que reconsidere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário