quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

TELONA QUENTE 178

Resultado de imagem para fear inc
Roberto Rillo Bíscaro

Houve quem torcesse o nariz pra armação ilimitada que é o roteiro de April Fool’s Day (1986), alegando que o público fora enganado. Lembro-me de ter visto numa tardia sessão da Globo e não me senti ludibriado. Devo ter até achado genialmente criativo nos meus tenros 20, 21 anos. Não revelarei a plot twist, quem quiser que veja A Noite das Brincadeiras Mortais, exemplar temporão do pós-modernismo que se tornaria regra depois da revolução de Pânico.

A desconstrução ou reconhecimento irônico das convenções dos diversos subgêneros do horror engessou-se e já é convenção de tão usada. São tantos simpáticos e sabichões Noahs que o efeito, além de torná-los tão clichês quanto o aparente maluco que prenuncia a carnificina subsequente, é de realçar a estupidez do grupo. Afinal, serem exterminados a despeito de contarem com experto nas regras é jeguice demais.
Este ano, o australiano Scare Campaign já apresentou certo ludismo no roteiro. Outro exemplo de April Fool’s Day pós-Scream é o norte-americano Fear Inc. (2016), que apresenta roteiro-matrioshka, saca aquelas bonecas russas que você desatarraxa uma e tem outra igual dentro e assim vai?
O roteiro de Luke Barnett parte de ideia iluminada: uma companhia, a Fear Inc. que proporciona experiência de terror customizado ao cliente. Quem acha absurdo, acesse aqui a matéria do Portal R7 sobre uma empresa norte-americana que oferecia simulações de sequestros. Há suspeitas, todavia, de que o terror da Fear Inc. não acabe assim que o pacote contratado se conclua. Parece que clientes tendem a desaparecer com frequência após os programas. Isso está implícito na sequência-homenagem a Scream da abertura, onde uma jovem foge apavorada num estacionamento. E vejam onde foi parar a menininha de Pequena Miss Sunshine; morrendo antes de começar filme C, oh dear.
Corta prum grupo de amigos que dentre eles um aficionado por filmes de horror, veste máscaras de Jason; usa camiseta com as listras verde-vermelho de Freddy Krueger. Ao saber sobre a empresa, ele quer a todo custo um pacote, mas a namorada e o casal parceiro tentam dissuadi-lo, até que o sangue começa a rolar. Ou não. Ou sim. Ou não. Ou. Pós-modernamente envolvendo reviravolta da reviravolta e referindo-se de Psicose a Jogos Mortais (até mais do que eu gostaria), Fear Inc. perde muito da graça em potencial pelo desenvolvimento grosseiro da boa ideia.
As personagens são tão estúpidas e os atores tão estridentemente ruins que nos sentimos enganados, quando descobrimos que não morreram! Ou sim. Ou não. Ou.
Diverte um pouco, mas, de boa? Se não viu ainda, prefira investir o tempo em April Fool’s Day: pelo menos é anos 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário