terça-feira, 20 de dezembro de 2016

TELINHA QUENTE 243

Resultado de imagem para merli tv series
Roberto Rillo Bíscaro

Algumas séries são lançadas na Netflix como se fossem a Segunda Vinda - vide House Of Cards ou The Crown – ao passo que outras têm inserção quase clandestina. Nesta categoria encaixa-se a primeira temporada da catalã Merlí (2015), cuja trezena de capítulos foi disponibilizada dia 1 de dezembro, sem publicidade. Pena, porque essa mistura d’O Mundo de Sofia com Malhação pode proporcionar discussões instigantes, tanto pelas suas qualidades, quanto pelos defeitos, contradições e armadilhas ideológicas em que vive caindo. Serviria imenso como ferramenta pedagógica para duradouro trabalho com alunos de Ensino Médio. Merlí clama por projeto multidisciplinar a ser trabalhado ao longo de um semestre ou mais, hoje que a popularização do acesso à internet e à Netflix torna sua exibição possível em inúmeras unidades escolares.

Merlí é professor de filosofia cinquentão, divorciado e que tem de voltar a viver com a mãe. É contratado para lecionar em uma escola pública, onde seu jeito libertário encanta e conquista mesmo os mais renitentes alunos. Obviamente inspirado pela Sociedade dos Poetas Mortos (1990), felizmente Merlí logo descarta o uso de cantarolar trecho de música erudita como fazia a personagem de Robin Williams. Mas, didático, cada episódio apresenta trecho de algum clássico, como Clair de Lune. O roteiro de Merlí sonha em entreter e educar.

Cada capítulo aborda um filósofo ou escola filosófica, em dois níveis: Merli fala um pouco do pensador, em classe, e o enredo dramatiza a questão filosófica através das problemáticas enfrentadas pelas personagens. No mundo mágico de Merlí, quase todos sempre acordam para a razoabilidade, os alunos ficam quietos ou se sentam ao primeiro comando do mestre, que tem todo o tempo disponível para seus alunos, porque, por necessidades de roteiro, relaciona-se com apenas uma turma. Que fique a advertência para leigos deslumbrados: uma jornada docente é bem diferente da apresentada em Merlí.
Seria Merlí professor-personagem ideal para ensinar ética ou trabalho em equipe, quando não tem amigos, falta com ética para com os colegas ao falar para os alunos o que ouviu na sala dos professores, apenas porque considera os colegas medíocres? Como seria o convívio social se todos agissem como ele?
Merli, a série, está polvilhada de contradições que tais, mas é isso também que a faz tão interessante como instrumento didático possível. A trama envolvendo típicos problemas adolescentes prende a atenção, conseguimos empatizar com as personagens e querer ver o desenrolar dos fatos, ou seja, o programa funciona em nível de entretenimento e pode vir a fazê-lo em nível pedagógico.
É torcer para que tenha boa audiência apesar da carência de divulgação e que a Netflix compre os direitos da segunda temporada, já exibida pela catalã TV3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário