terça-feira, 15 de novembro de 2016

TELINHA QUENTE 238

Resultado de imagem para the crown netflix
Roberto Rillo Bíscaro

Nenhuma família captura a imaginação e curiosidade como a da realeza britânica, uma soap opera da vida real. Fonte de gastos, mas também de renda pra outrora poderosa Inglaterra, os Royals são capitaneados por Elizabeth II desde 1952, década quando o Império desmoronava, a inflação era alta e o smog matou milhares em Londres, em 2 ou 3 dias. Tudo isso é tematizado perifericamente na primeira temporada de The Crown, cujos 10 episódios a Netflix liberou dia 4 de novembro. Caracteristicamente nessas representações, ficamos mais interessados sobre quem será o futuro secretário particular de Sua Majestade. E tem que ser assim, porque Lilibeth não tem poder pra lidar com a inflação; ela não governa; o Primeiro-Ministro governa pra ela.
Filha do Rei George VI – o do Discurso do Rei – Elizabeth só se tornou monarca, porque seu tio abdicou do trono pra casar com uma divorciada ianque. No complexo labirinto protocolar da nobreza isso não é pouca coisa. Elizabeth foi catapultada duma situação de anonimato pra sucessora direta, significando que seria a chefona da Casa de Windsor. Teria que sacrificar sua vida e identidade pessoais em função do cargo de Rainha da monarquia mais famosa do planeta. O que sentia, pensava ou acreditava como indivíduo tinha que ser anulado em função da tradição e do mais adequado pra nação, constituição, igreja anglicana. Teria que aprender a demonstrar nada, a não opinar e engolir o grande sapo de não ter autonomia sequer pra eleger seu secretário pessoal favorito.
É esse processo de aprendizagem que o roteiro de Peter Morgan – o mesmo d’A Rainha (2006) – reitera. Por não poder agir livremente, Elizabeth II é péssima personagem dramática, que necessita de emancipação pra poder agir como bem entenda, ou pelo menos dar a ilusão de que é como bem entenda. Presa a convenções e tradições e andando na corda b(o)amba – pra que serve a Monarquia, efetivamente? – a monarca ainda por cima nem pode dar muita vazão ao que sente. Pesadelo prum roteirista, mas é por isso que Morgan batizou a série de A Coroa e não de Elizabeth II. A personagem central é a Monarquia; todas as pessoas em função dela são instrumentos pra sua manutenção. Com pompa e circunstância, a Monarquia reifica tudo.
A Princesa Margareth não pôde casar com quem quis e nem sua irmã pôde sancionar o casamento. Se o fizesse correria o risco de destruir a Monarquia. The Crown é bastante respeitosa e reiterativa com relação a isso e cabe ao espectador pensar que Margareth poderia ter largado os privilégios de ser Real, como seu tio o fez. Difícil, mas é uma sinuca de bico diferente do que ser uma mulher pobre no interior da Síria sob constante ataque.
Caso não se queira imaginar que algumas daquelas vidas poderiam ser distintas, resta mergulhar no brutal mundo do decoro e polidez palacianos e desfrutar da requintada produção, que não poupou verba. Tudo é irretocável; do vestuário à louça. Fãs de The Queen reconhecerão várias cenas semelhantes em locação e o turismo pra Escócia provavelmente subirá. No elenco, John Lithgow – Royal Family e Lithgow, eu tinha que passar à frente de tudo, né? –, enoooorme como Churchill (mas é tudo de mentira), Eileen Atkins, como Queen Mary e mais um monte de gente ótima.
Tomara que faça sucesso, porque a Netflix planeja 6 temporadas.
Já tem lugar garantido na minha lista de melhores do segundo semestre de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário