terça-feira, 29 de novembro de 2016

TELINHA QUENTE 240

Resultado de imagem para paranoid series tv
Roberto Rillo Bíscaro

Outro dia, liguei a Netflix, fui à categoria séries e vi o título Paranoid. Como aprecio horror, suspense, histórias de detetive, cliquei pra ler a sinopse e gostei. Botei o capítulo 1 e quase de imediato supus que era britânica. Não demorou a confirmação: bastou a primeira personagem abrir a boca. A essa altura já não mais segurava o controle-remoto e em menos de 10 minutos mergulhara no mistério de quem esfaqueara a mãe no parquinho cheio de crianças e outros pais. Mas, isso é a pontinha do iceberg. Paranoid é uma minissérie em 8 capítulos, exibida entre setembro e novembro pela ITV, em coprodução com a Alemanha e provavelmente com a Netflix, porque o serviço de streaming a chama de “original Netflix”.
Logo no capítulo inicial, a história já se ramifica pra Dusseldorf e pouco depois um grande thriller de conspiração é montado, envolvendo megacorporação farmacêutica, profissionais de saúde corruptos, mãe mitomaníaca e até uma Quaker (eles ainda existem!) numa trama envolvente, ainda que deliciosamente inverossímil. Embora sombrio, Paranoid não é construído do mesmo material niilista de conterrâneos como Happy Valley, Hinterland ou Broadchurch, basta comparar os finais. O diferencial da série é a construção do par central de detetives e o preço pago por se desviarem da convenção do policial atormentado, também presente em Paranoid.
O roteirista Bill Gallagher colocou uma trinca de policiais pra resolver o caso e não o costumeiro par. Nina Suresh e Alec Wayfield são a atraente dupla de tiras sarados a frente do mistério. Competentes profissionalmente, são bastante infantis e falíveis no privado. Ele é filhinho da mamãe; garotão ainda na mamadeira. Nina beira o bullying com os companheiros para minutos depois aparecer supercompreensiva com o pai duma vítima. Sua insegurança e comentários infantis, contrastados com sua destreza ao lidar com seu ofício, sem dúvida, tornam-na mais multidimensionalmente humana. Mas, será que é isso que queremos de um par de policiais que precisa consertar o mundo, restaurar a ordem pra que vivamos em paz? Na maior parte do tempo, Nina irrita e Alec não fede nem cheira.
O terceiro é o arquétipo do investigador desiludido, atormentado e doente. Bobby Day é o cinquentão calvo com ataques cada vez mais agudos de pânico. Ele também tem sua vida particular destroçada, mas é em quem, em última análise, podemos confiar, porque não é um adolescente com um distintivo; é o cara que segue ao pé da letra o beabá da cartilha dos policiais desde o cine noir. É o que, mesmo fragilizado, coloca um par de dedos nas têmporas e diz que não descansará até pegar o criminoso, enquanto suas mãos tremem segurando o frasco de antidepressivos. Bobby Day é aquele que sacrifica sua própria sanidade e saúde pra nos proteger. Dá impressão que Nina e Alec estão ali mais porque são mais comercialmente atraentes do que o maduro Bobby Day. Mas, Robert Glenister rouba todas as cenas e engole Indira Varma e Dino Fetscher, cujas personagens se dariam melhor numa comédia romântica. Note de quem é a última cena e como Bobby Day cresce ao longo dos capítulos pra perceber como a fuga da convenção do policial atormentado não deu certo. É ele quem segura a parte realmente policial de Paranoid.
Outro ponto discutível é a representação dos detetives alemães. Percebe-se a mesma tentativa de construí-los como “gente como a gente”, o que os faz parecer idiotas boa parte da história. Linda Felber é inacreditavelmente tola, quando conversando com seus colegas britânicos. E o que dizer de quando apresenta o parceiro a Bobby Day?: “este é o fulano; ele é gay”. Come the fuck on! Considerando-se que o show é predominantemente anglófilo, dá até sensação de paternalismo. Até parece que os eficientes germânicos são tão despachados e bobinhos assim. Mas, quando o passado dá um soco no estômago de Linda, daí ela engata na convenção e se torna policial eficaz. E quem alerta o espectador para que confie em Linda? Bobby Day, claro.
Esse abalo sísmico formal não destrói Paranoid. Pelo contrário. Porque a trama é bem urdida, ver o feroz embate entre diferentes convenções de personagens foi uma das experiências mais fascinantes deste semestre. Amei a série, amei o triunfo do enrugado Bobby Day sobre seus parceiros tão bonequinhos. Bem feito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário