quarta-feira, 30 de novembro de 2016

PREOCUPANTE

5 marcas de protetor solar são reprovadas em teste de qualidade
A Associação Brasileira de Defesa de Consumidor (Proteste) realizou um teste de qualidade com dez marcas de protetores solar para rosto. Cinco delas apresentaram fator de proteção inferior ao indicado na embalagem e uma também apresentou menor proteção do que prevê a legislação contra raios UVA. São elas: Sundown, L’Oreal, ROC, Sunmax e La Roche Posay --este último possui FPS 42% menor do que o indicado.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite uma variação de até 17% em relação ao que é informado na embalagem e na formulação do produto, mas nas marcas citadas acima a diferença foi superior à permitida.
Eles avaliaram ainda a proteção UVA. Desde 2012, a legislação brasileira determina que a proteção UVA deve ser um terço do FPS nos filtros solares. Por exemplo, um protetor com FPS 60 precisa ter proteção UVA igual a 20, no mínimo. O protetor da L'Oreal foi considerado inferior por apresentar 26% do FPS rotulado ao invés dos 33% exigidos para UVA. 
Por outro lado, o protetor solar Nivea apresentou uma proteção UVA excelente. Como os raios UVA atingem as camadas mais profundas da pele, são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce, bronzeamento, além de contribuírem para o câncer de pele. 
Em contato com o UOL via comunicado oficial, a L’Oréal  posicionou-se contra os dados. "Refutamos, de forma absoluta, os resultados apresentados pela Proteste e desconhecemos os critérios utilizados na realização dos testes em protetores solares conduzidos por esta entidade. O Grupo e suas marcas La Roche-Posay e L’Oréal Paris não foram informados sobre o laboratório no qual foram feitos esses testes, tampouco as condições e os resultados detalhados dos mesmos. Todos os testes de nossos produtos solares --em particular os referentes a segurança e eficácia-- foram analisados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme regulamentação sanitária vigente."
De acordo com a marca, os testes realizados nos laboratórios Dermscan, IEC France e Poland Dermscan apresentam resultados diferentes dos apresentados pela Proteste. Anthelios XL Fluide FPS 70, de La Roche-Posay, possui FPS 85,4 e UVA 44,5. E Solar Expertise Invisilight FPS 50, de L´Oreal, oferece FPS 58,9 e UVA 23,2.

2 comentários:

  1. VAMOS FICAR DE OLHO, AFINAL QUEM ESTÁ NA MIRA DO SOL SOMOS MOS, OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  2. Tem que ter mais fiscalização,usei uma vez no rosto e inchou muito,nunca mais usei protetor,até porque precisamos absorver o sol em nossa pele como fonte de vitamina D,desde que moderado é claro.

    ResponderExcluir