terça-feira, 6 de dezembro de 2016

TELINHA QUENTE 241

Resultado de imagem para victoria tv series
Buckingham Abbey

Roberto Rillo Bíscaro

O segundo semestre de 2016 tem sido das rainhas inglesas. A contemporânea Elizabeth II teve sua The Crown espalhafatosamente adicionada ao catálogo da Netflix, no início de novembro. Com menos alarde internacional, a ITV exibiu os 8 episódios iniciais de Victoria, entre agosto e outubro. Com especial de Natal gravado e promessa de segunda temporada, a primeira foi da ascensão ao trono ao primeiro parto. Vitorianos podiam ser recatados e fixados em morte, mas sua rainha pariu nove vidas. Príncipe Albert não negava fogo.
O longo reinado de Vitória é um dos mais simbolicamente importantes na história da Grã-Bretanha. O império atingiu seu apogeu e começou a decair durante seus mais de 60 anos no trono. Foi ela quem começou a “milenar” tradição dos casamentos reais como espetáculos públicos; quem instituiu Buckingham como moradia Real; quem popularizou o branco como cor preferencial para noivas e todo um longo esquema de cores para luto, após a morte prematura de seu amado Albert; quem transformou a Família Real de uma máquina extravagante de gastos em clã com deveres cívicos; quem popularizou paparicar animais de estimação e passar férias na Escócia. Ainda hoje vitoriano é adjetivo de conservador, moralmente severo, até mesmo hipócrita.
Não faltariam incidentes para a ITV fazer seu novelão aristocrático, mas decidiu deixar de fora o tifo de Sua Majestade, a invasão de Buckingham por dois desconhecidos, o fato de que Victoria teve que dividir um quarto com sua mãe mesmo vivendo em casas gigantescas. Imagine quanta pena eriçada isso não geraria. E sem problema inventar, supor que aconteceu, porque Victoria não está muito preocupada com a “verdade”.
Para não relembrar que a Casa de Windsor se originou no que hoje é a Alemanha, a Rainha não tem sotaque teutônico, apenas seu consorte. Na vida real, Edward Oxford não atirou contra Sua Majestade numa das vezes em que desafiadoramente saía para ver seus súditos, mas apenas ia visitar a mãe, que não vivia em Buckingham (mas claro que para uma série fica mais fácil que seja assim).
O roteiro de Daisy Goodwin e Guy Andrews não deixa de lado o estrondoso sucesso da ITV, Downton Abbey. O cozinheiro apaixona-se pela aia Marianne Skerret, proveniente de casa de má reputação. A verdadeira Sra. Skerret era de linhagem nobre impecável. Para que apelar assim, quando já há tanto material?
Nada disso estraga a série, apenas recomenda-se que se assista sem a costumeira crença de que se apareceu na tela foi desse o jeito que aconteceu. Não faria mal à Victoria deixar de ser apenas soap opera de época e explicar alguns usos e costumes que não são “por acaso”. Quando o cãozinho Dash ganha retrato só dele, a ideia não era apenas eternizar o animal, mas criar a imagem de uma monarca mais próxima dos comuns; foi a Rainha Vitória que iniciou essa tendência. Aliás, a série nem se deu ao trabalho de mencionar a famosa pintura.
Se você não tiver paciência para 8 capítulos ou quiser guardar um resumo desta temporada para assistir antes de que a segunda comece, basta pegar o filme A Jovem Rainha Vitória (2009). Em cerca de 1 hora e quarenta, terá tudo e um pouquinho mais do que acontece em Victoria, sem sua downtonabbeyice. E com roteiro de Julian Fellowes, o homem por trás de...Downton Abbey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário