quinta-feira, 20 de outubro de 2016

TELONA QUENTE 172

Resultado de imagem
Roberto Rillo Bíscaro

A julgar pelo documentário sobre filmes trash australianos (resenha aqui) e pelas 2 dobradinhas com películas de horror de lá (aqui e aqui), a impressão é de que o país-continente é paraíso pra amantes desse subgênero. Engano ledo. O criticamente aclamado The Babadook, por exemplo, mal conseguiu salas de exibição em seu país natal. Então, produtores priorizam mercados externos ou tentam contatos mais personalizados com público e exibidores locais via redes sociais. Esse é o caso dos irmãos Cameron e Colin Cairnes, roteiristas-diretores de Scare Campaign (2016), ainda praticamente desconhecido, mas que terá sua popularidade aumentada assim que lançado nos EUA, semana que vem.
Scare Campaign é um programa de TV especializado em pregar peças de mau gosto envolvendo temas sobrenaturais, sustos e as humilhações públicas que a era digital tanto incentiva. A audiência está caindo, porém, porque os jovens cada vez mais assistem a programas feitos pela mídia alternativa, via computadores. Seu rival mais poderoso é Masked Freaks, que apresenta assassinatos online, captados no mundo todo. Algo como a globalização dos snuff films mediante facilitação de acesso à internet profunda. Filmes snuff mostram mortes ou assassinatos reais de uma ou mais pessoas, sem a ajuda de efeitos especiais, para o propósito de distribuição e entretenimento ou exploração financeira. Cercados por forte névoa de lenda urbana, os snuff films estão há décadas no imaginário do horror.
Os produtores decidem alavancar a audiência utilizando como locação um desativado hospital psiquiátrico e como “trouxa” (eles se referem aos recipientes das brincadeiras como “stooges”) um ex-funcionário, também ex-paciente. É óbvio que tudo desanda e acaba em carnificina.
Utilizando elementos snuff e uma pitada de found footage film (câmeras que dão pau, coisas assim, não se preocupe quem não guenta mais esse tipo de produção!), Scare Campaign é um bom slasher, que acorda um pouco do torpor dos filmes de horror deste ano. Uma das reviravoltas da trama, percebe-se logo de cara, mas a segunda, não necessariamente.
O orçamento bem zerado impediu que as mortes fossem mais legais, mas só o fato de terem fugido um pouco dessa tendência de horror mediante tortura (acho um porre!) e colocarem gente correndo, sendo perseguida, assassino aparecendo do nada, corpo descoberto pendurado, enfim, elementos de slasher clássico, já recomenda Scare Campaign, que poderia ter caprichado um pouco no aproveitamento das personagens inseridas com a segunda plot twist. O final podia ser menos preguiçoso.  
Não vai mudar sua vida ou reposicionar a Austrália na geopolítica do horror, mas entreterá por uns 80 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário