terça-feira, 11 de outubro de 2016

TELINHA QUENTE 233

Resultado de imagem para kroniken tv series
Roberto Rillo Bíscaro


Impensável desperceber que Krøniken (2004-7) pretendeu pegar o fio da história da Dinamarca contemporânea de onde Matador largara. A última termina em 1947 e os 22 episódios de Krøniken vão de 1949 a 1974. Isto posto, também é inegável a superioridade de Matador, embora Krøniken não seja ruim. Mas, o roteiro é menos sutil que o clássico em nível mundial da TV dinamarquesa.
Em 1949, a provinciana Ida Nørregaard chega a Copenhague para estudar. Ela faria o tradicional curso de Economia Doméstica para agradar o pai, mas no fundo queria a escola noturna de nível secundário, então pensava em cursar ambos. Diante da regra de poder apenas escolher um, Ida segue sua vontade e passa a frequentar a escola de noite, sem apoio do conservador papi. Arruma emprego como secretária numa grande fábrica de rádios e moradia com a comunista Karen, vizinha do socialdemocrata Børge e seu filho Palle. Nos próximos 25 anos, assistiremos às interações desses núcleos – incluindo a família do proprietário da empresa, ou você achava que Ida fica só como secretária lá? – temperadas com suas conflitantes posições políticas, ao passo que de modo mais geral, temos um panorama da instalação da TV no pequeno país europeu e da experiência do estado do bem estar social, uma vez que uma das personagens é o primeiro-ministro Jens Otto Krag (o onipresente Lars Mikklesen).
Um dos dados que inibem Krøniken de atingir as alturas de Matador é que não disfarça muito bem seu caráter de loa ao partido socialdemocrata. Outro é que o caráter de folhetim permeia mais do que em sua antecessora. Ao final de Krøniken, a personagem “malvada” é punida com a solidão empedrada dum AVC num ato bem de “pagar pelo mal cometido à mocinha da trama”. Ainda que se goste de traços de soap, também há que se reconhecer a falta de sutileza.
O apontado não deveria, todavia, impedir que você buscasse ver essa série. A produção é puro capricho e temos esboço de como essa Dinamarca idealizada como fosso de liberalidade veio se formando mentalmente. As mulheres reclamam do machismo o tempo todo, aprendemos como a coroação da inglesa Elizabeth alavancou a instalação da televisão na Escandinávia. Certo que os conflitos pessoais são prevalentes, mas a crescente americanização duma cultura não passa batida.
Tomara que a TV dinamarquesa não demore pra fazer outro passeio por décadas, começando dos 70’s e vindo até hoje. Considerando-se o tempo diegético de Matador e Krøniken, já dá pra fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário