segunda-feira, 3 de outubro de 2016

CAIXA DE MÚSICA 238

Roberto Rillo Bíscaro

Minha curiosidade por MPB nova e avidez por material gratuito acabaram gerando minissérie de postagens de artistas ótimos, com trabalhos disponíveis online, caso do Pitanga em Pé de Amora e A Troça Harmônica. Agora é a vez de Leve O Que Quiser, encontrável no site do grupo Pietá. Frederico Demarca (violões), Rafael Lorga (percussões) e Juliana Linhares (voz) formaram o grupo no Rio de Janeiro, em 2012 e dede então apresentavam o repertório ao vivo, até gravarem o álbum, lançado em setembro de 2015. A tarimba de anos de shows burilando as canções pode ser plenamente sentida na sólida estreia, que tem momentos impressionantes.
Festejo e Fé abre com batuque afro, que dá lugar a lamento nordestino, mas como o tema é festa, logo saímos dançando um baião prenhe de citações a botos e bois parintinianos. Ai já se destaca o vocal de Linhares. Na faixa seguinte, Justino, ela resplandece. De acordo com o tema de jagunços e bruxaria da letra, a melodia traz 6 minutos que intercalam momentos soturnos a cavalgantes. MPB progressiva. E Linhares canta muito, teatraliza, gargalha, em conjunção com o tom geral de perigo.
A Vingança de Cunhã arrepiará quem cresceu ao som de Dori Caymmi, Geraldo Azevedo, Clube da Esquina e muito da MPB setentista, à qual remete muito o som do Pietá com suas melodias lindas, harmonizações vocais líricas (experimente Matador com seu canto de pássaros) e complexa instrumentação acústica. Porém, embora o trio pareça não querer atualizar nosso cancioneiro mediante inclusões rock-eletrônicas, não se faz surdo aos dados novos. Em Funk Vermelho, apropria-se do pancadão carioca pra incorporá-lo a uma estrutura super Geraldo Vandré, em letra utópica que diz que “plyaboy tá junto com trabalhador”. À parte a ingenuidade da letra, o que interessa sonicamente é a ressignificação do funk em MPB engajada. Melhor do que ficar resmungando sobre a “decadência” de nossa música popular por causa da “imoralidade” funk (e ouvir cantor de sertanejo dizendo que enche a cara e pega não sei quantas por noite, em português fora da norma culta) é realmente ver o que ele tem a oferecer como produto cultural e reutilizá-lo.
Seu é bossa-nova com batida de partido alto, que termina com Moonlight Serenade em caixa de música. Os meninos do Pietá são urbanos. Além do clima nordestino, a outra grande presença em Leve O Que Quser é o samba, em mais de um registro. Na faixa-título, ele vem cômico e em O Samba Que Não Veio, começa chorando no violão pra se enfaceirar logo depois. Mas sempre há uma flauta ou sax pra incrementar os arranjos e mostrar que Demarca, Lorga e Linhares possuem rico repertório de influências e sabem sofisticar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário