quinta-feira, 27 de outubro de 2016

TELONA QUENTE 173

Resultado de imagem para don't breathe film
Roberto Rillo Bíscaro

O pavor de que invadam nosso lar é um dos mais fortes e mais relembrados pela cultura de massa através de seus programas policiais e dicas de como proteger a casa durante as viagens de fim de ano. A indústria de segurança tem registrado lucros astronômicos, driblando crises que nunca são ruins pra todos.
No cinema, os home invasion films são constantes. Pouca coisa é mais sagrada que nosso castelo, então, representações de intrusão desse espaço abundam, indo de thrillers a comédias. Há uma geração, Macauley Culkin dominou o mundo por uns 3 anos, na carona do sucesso de Home Alone (sozinho em casa), aqui batizado de Esqueceram de Mim. Em clima de desenho de Tom e Jerry, ele barbarizava uma dupla ou trinca de larápios que tentava invadir sua casa. Esta semana vi um Home Alone contemporâneo, mas do mal.
3 jovens que vivem de roubos a casas na dilapidada Detroit, decidem que seu último trabalho será entrar na residência dum veterano de guerra cego, solitário após a morte da filha, que lhe gerou uma bolada de indenização. Eles o fazem, mas ao tomar ciência de que sua fortaleza fora conspurcada, o coroa começa a mostrar mais de um ás na manga, além dum cachorrão à Cujo (reparem na referência à obra de Stephen King). Essa é a premissa de Don’t Breathe (2016), dirigido por Fede Alvarez. Pra quem não sabe, em 2009, o uruguaio postou um curta sci fi muito criativo no Youtube, que chamou tanto a atenção, que ele acabou estrando no farto mercado estadunidense dirigindo o remake d’A Morte do Demônio. Sam Raimi deve ter amado o jovem, porque é um dos produtores-executivos de Don’t Breathe.
O roteiro tenta sacanear o espectador a torcer pela “mocinha-bandida”. Seus companheiros-homens não são contemplados com quase nada de informação de apoio pra construir nossa empatia, ao passo que a moça tem irmãzinha fofa e carente, mãe dominadora e quer livrar a mana disso tudo levando pra ensolarada Califórnia. Então, roubar a casa dum ancião deficiente visual parece justificável, ainda mais porque no meio da história há uma reviravolta e ele também não é a vítima que aparenta. Concordo, mas a moça também não, então, meu lado bolsomito falou mais elevado e curti vê-la em apuros.
Don’t Breathe é um thriller de gato e ratos quase sempre eletrizante, que aproveita bem o espaço da casa, tem atuações sólidas e até me fez rir com uma malvadeza envolvendo uma seringa com sêmen (ugh!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário