quinta-feira, 14 de abril de 2016

TELONA QUENTE 154

Roberto Rillo Bíscaro

Há anos planejava-se a adaptação do livro Orgulho e Preconceito e Zumbis, resenhado aqui. Não acompanhei rumores, mas soube que em fevereiro finalmente chegava às telonas coprodução anglo-ianque dessa paródia do clássico de Jane Austen. Como lera o livro, fatalmente veria a película, mas a presença de Charles Dance e Lena Headey - parte de meus amados Lannisters -  no elenco acelerou o processo.
Numa Inglaterra georgiana empesteada pela praga zumbi – provavelmente vinda da França; ah quanto ódio civilizado – as moças de família preocupavam-se com o brutal mercado do casamento, mas também aprendiam artes marciais pra se autodefenderem /dizimarem mortos-vivos. É nesse contexto que se desenrola a manjada história das irmãs Bennett, o envolvimento de Lydia com Mr. Wickham (um dos personagens mais alterados do original austeniano) e a superação do orgulho e do preconceito por Elizabeth Bennnett e o protótipo do marido ideal, Mr. Darcy, aqui, Coronel Darcy, porque a Inglaterra estava em guerra contra os defuntos devoradores de cérebro.
Orgulho e Preconceito e Zumbis é uma espécie de “terrir” miguxo pra meninas teens que acham que curtem zumbis. Só mesmo nesse nicho de mercado pode funcionar um filme de ação com pouca ou um que se quer de horror, mas tem menos cenas violentas ou impactantes do que um capítulo de Game Of Thrones.
Tudo é realmente de época, a produção até que capricha prum produto barato de menos de 30 milhões de dólares, há a atípica valorização da personagem feminina como heroína de filme de ação, mas Orgulho e Preconceito e Zumbis é desesperadoramente desprovido de ironia, a qual, aliás, dá tanta graça à obra de Jane Austen. É piada que não sabe que é chiste. No fundo, acaba uma historieta de amor temperada com algum tiro em cabeça de zumbi, incapaz de incitar medo nem em criança que jogue videogame ou veja Datena.
Se você não for menina de trança e smartphone com capinha de Crepúsculo, distancie-se. Ou prefira a minissérie Pride and Prejudice, da BBC, seguida dalgum George Romero, daí sim, dá um excelente Orgulho e Preconceito e zumbis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário