segunda-feira, 11 de abril de 2016

CAIXA DE MÚSICA 213 (ALBINA)

Elric de Melniboné - A Traição ao Imperador - Livro 1
Roberto Rillo Bíscaro

 Há algumas semanas, resenhei o livro Elric de Melniboné – A Traição ao Imperador, V.1, cujo protagonista é albino (leia aqui). Como a literatura sempre influenciou o mundo do rock, as tramas e heróis de Moorcock inspiraram mais de um roqueiro; alguns até trabalhando com o próprio escritor como letrista. Vejamos alguns exemplos: 

Em 1985, o Hawkwind lançou The Chronicles of the Black Sword, baseado na personagem e com letras do próprio Moorcock, que já colaborara com os space rockers anteriormente. Em 1980, o Blue Oyster Cult, lançou Black Blade, presente no álbum Cultösaurus Erectus. A espada negra, claro, é Sotrmbringer e a letra é de Moorcock, que também colaborara com a banda antes.  
Em 1982, os metallers britânicos do Diamond Head lançaram o álbum Borrowed Time, onde muitas letras e arte da capa são inspiradas em Elric.  
Em 1985, os thrashers/black metallers norte-americanos do NME lançaram canção intitulada Stormbringer. Os alemães do Blind Guardian escreveram diversas canções baseadas em Elric, como esta, por exemplo: Os italianos do Domine escreveram mais de um álbum baseado na obra de Moorcock. Este de 97, por exemplo, usa o conceito de Campeão Eterno do escritor, no título do LP: O terceiro lançamento dos speed metallers do Skelaton, Agents of Power (2012), contém longa suíte com a saga de Elric. Os sérvios do Numenor inspiraram seu black metal épico mais de uma vez na obra de Moorcock, inclusive o álbum do ano passado chama-se Sword and Sorcery (Espada e Feitiçaria), elementos citados o tempo todo nos livros do inglês: Ativa na segunda metade dos 90’s, os death/black metallers suecos do Sacramentum basearam algumas das canções de seu derradeiro álbum, The Black Destiny (1999), na obra de Moorcock. Quando a banda de power metal grega Battleroar estreou no mundo do LP com o álbum homônimo de 2003, inseriram a canção Mourning Sword, sobre Stormbringer: Os britânicos do Magnum homenagearam a espada Stormbringer nessa canção funekada: O álbum Stormbringer (1974), do Deep Purple nada tem a ver com a espada homônima dos livros de Elric. Na época, David Coverdale afirmou que soube da existência do livro Elric of Melniboné após o lançamento do álbum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário