segunda-feira, 23 de março de 2015

CAIXA DE MÚSICA 162

Roberto Rillo Bíscaro


Em 1987, o guitarrista Dean Wareham, o baterista Damon Krukowski e a baixista Naomi Yang formaram o Galaxie 500 na prestigiosa Harvard University. A sonoridade lânguida, lenta, onírica, influenciada por Velvet Underground, por sua vez prenunciou/influenciou os movimentos shoegazer e slowcore. Antes da dissolução, em 1991, o trio deixou uma trindade de álbuns:

Krukowski e Yang – envolvidos também com publicação de textos surrealistas – seguiram fazendo música sob o nome Damon & Naomi. À fantasmagoria do Galaxie 500, a dupla adicionou porções de dream pop, folk e uma pitadinha de twee. Diversas vezes colaborando com o guitarrista Michio Kurihara, da banda japa Ghost, eles vêm lançando delícias sonhadoras e acústicas desde então.
Em fevereiro, saiu Fortune, que também funciona como trilha sonora prum curta-metragem dirigido por Naomi. A vantagem é que o álbum se sustenta sozinho; a desvantagem é que pra se adequar à breve duração da película, algumas canções, como a abertura The Seeker, parecem incompletas. Fortune, porém, é tão homogêneo em seus menos de 30 minutos, que essa sensação de insaciedade é completada pelas demais 10 canções.
Violão, piano elétrico e percussão muito discreta compõem um álbum contemplativo, tranquilo e bastante emotivo. Damon e Naomi se revezam nos vocais, em algumas faixas compartilhados. O agudo de anjo sonado de Yang e o cantar embrumado de Krukowski só contribuem pro clima de imersão emocional de Fortune, confira It’s Over e Amnesia como respectivos exemplos. Mas também parece estarmos ouvindo uma melodia dentro dum sonho, como melhor definir The North Light?
Tematizando os efeitos da perda dum ente amado, Fortune termina com Time Won’t Own me, a mais longa com mais de 5 minutos, onde gotas de piano enredam-se com a malha de violão e percussão pra em dueto declarar a vitória de Damon & Naomi sobre a dor e concluir a jornada emocional e outro álbum maduro.

Um comentário:

  1. Olá, querido!! Saudades! Voltando com novo blog, depois de 3 anos fora daqui! Perdi o OLHAR DENTRO DOS OLHOS! Mas hoje nasce o ABERTO FULL TIME! Te espero por lá! Bem vindo! http://abertofulltime.blogspot.com.br
    Beijos, Bia

    ResponderExcluir