quarta-feira, 18 de março de 2015

ALBINA MACHUCADA

Coruja albina rara pode ter sido alvo de tiro de caça em Cabo Frio, no RJ
Ave rara foi encontrada ferida e resgatada pelo Inea (Foto: Arquivo Pessoal / Fabrício Valladares)
Uma coruja-orelhuda albina, de espécie rara, foi encontrada ferida na manhã desta terça-feira (17) em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. O resgate foi feito por uma equipe do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A ave com cerca de 40 cm e três quilos estava no quintal de uma casa com a asa esquerda machucada, possivelmente por um tiro de bala de pressão vinda de caçadores. Foi a própria dona do imóvel, localizado no Parque Eldorado, que chamou o socorro após perceber que a ave estava há dois dias sem conseguir voar e se movimentando devagar.
Coruja-orelhuda é considerada rara por sua coloração albina (Foto: Arquivo Pessoal / Fabrício Valladares)Coruja-orelhuda é considerada rara or ser albina
(Foto: Arquivo Pessoal / Fabrício Valladares)
"Levamos a um veterinário local porque ela estava com um furo na asa. A gente acha que foi por tiro de arma de pressão", explica Fabrício Valladares, um dos agentes do Inea que participou do resgate. De acordo com ele, a hipótese também surgiu já que o local onde a coruja foi encontrada é próximo de fazendas.

"Alguém pode ter tentado caçar, já que ela é bem diferente", disse o guarda. Segundo o veterinário, a ave provavelmente vai precisar de uma cirurgia.A coruja será encaminhada para recuperação no SOS Aves de Niterói, entidade parceira do Inea. Lá, deve receber cuidados para depois ser devolvida ao seu habitat natural.
De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), a espécie Asio clamator é rara justamente por causa da sua pigmentação albina, o que chama a atenção de caçadores e a coloca em ameaça e risco de extinção.
http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2015/03/coruja-albina-rara-pode-ter-sido-alvo-de-tiro-de-caca-em-cabo-frio-no-rj.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário