sábado, 5 de julho de 2014

PAPA ALBINO II

Dia 25, noticiei que o Papa Francisco participaria de um audiolivro em defesa das pessoas com albinismo de partes da África, que são estigmatizadas e caçadas por supostamente terem poderes sobrenaturais. A Rádio Vaticano deu mais detalhes sobre o projeto. 


Voz do Papa Francisco em defesa dos albinos africanos

"Francisco alargou os braços com as palmas das mãos viradas para o céu e disse: 'Deus está em cada ser humano. A vida de um ser humano vale tanto quanto a vida de toda a comunidade. Se se ofende uma pessoa, insulta-se a Deus – é esta a frase que o Papa Francisco escolheu para ler no livro sonoro (‘audiobook’) "Sombra Branca" (White Shadow), que informa e denuncia a discriminação e o sofrimento dos albinos em África. Realizado por Cristiano Gentili, o volume está ligado também a uma campanha internacional lançada no passado 25 de Junho, em defesa dos albinos africanos e contra as violências que lhes são reservadas, com a hashtag #HelpAfricanAlbinos (Ajudemos os albinos africanos), a que aderiu o próprio Papa.
Ambientado na Tanzânia, onde o escritor - ligado à organização Médicos com a África Cuamm - trabalhou por muitos anos, o romance "Sombra Branca” conta a história de uma pequena criança albina Adimu que, apesar do ambiente hostil e adverso que a rodeia, nunca pára de procurar amor e amizade.
"Marginalizados pela sociedade que não os considera africanos - explica o site onde é também possível ouvir o áudio do Papa - pelo mercado de trabalho, pelos próprios familiares que, em muitos casos, os abandonam no momento do nascimento, os albinos africanos são vítimas de homicídios rituais. A sua perseguição se deve à superstição". Segundo as crenças populares, de facto, "as partes do seu corpo têm fortes poderes mágicos e dão riqueza, boa sorte e fertilidade àqueles que se apropriam delas" e para alimentar este mercado, “as pessoas albinas são perseguidas, mortas, cortadas em pedaços, os seus túmulos são profanados e os restos mortais saqueados". A este drama se juntam "os graves problemas de saúde causados ​​pela falta de melanina e pela constante exposição ao sol equatorial, que causa queimaduras, infecções, cegueira e, na maioria dos casos, cancro da pele", de modo que "80% dos albinos tanzanianos não supera os 30 anos de idade. O cancro da pele é um assassino silencioso. A sua expectativa de vida é de 32 anos 
Para chamar a atenção a esta tragédia que afecta milhares de africanos nasceu, portanto, a ideia do primeiro “livro sonoro social". Qualquer pessoa, de facto, pode seguir o exemplo do Santo Padre e dar a própria voz lendo, em italiano com sistema de tradução multilíngue, uma frase do romance. O livro sonoro dará simbolicamente voz aos que não têm voz. Foi igualmente lançada uma campanha em 6 línguas no site para manifestar proximidade e pedir ajuda concreta em favor dos albinos africanos, graças à parceria com Médicos com a África-Cuamm. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário