terça-feira, 29 de julho de 2014

TELINHA QUENTE 129


Ano passado, enfureci-me e frustrei-me com a série espanhola Imperium (saiba o motivo, aqui). Sabendo que a razão não se repetiria com Hispania, vi os 20 capítulos, exibidos entre 2010-12.
Hispania é derivada mais pobre do sucesso Roma (resenha aqui). Os produtores aproveitaram a figura de Viriato, lusitano que lutou contra os invasores romanos no século II AC, e esbanjaram imaginação folhetinesca numa série que ressalta o nacionalismo espanhol. Hispania deve ser encarada como diversão, jamais como aula de História.
O Pretor Galba é enviado à Península Ibérica pra manter e supervisionar a paz com seus habitantes, mas ao invés disso, comete descalabros, não apenas contra os hispanos, mas mesmo entre seus comandados. A ferocidade do comandante faz com que o pastor Viriato (fontes indicam que ele era de classe bem mais elevada) se subleve e aos poucos arregimente um exército que dá muito trabalho aos invasores.
Repleta de incongruências espaço-temporais (Roma parece situar-se a apenas algumas horas da Espanha; as personagens vão e vem duma cena pra outra) e situacionais (imagine que a esposa do pretor, uma patrícia, ficaria no acampamento durante o período de conquista), Hispania agradará apenas os dispostos a suspender a descrença a alturas siderais e curtir as traições e reviravoltas que acabam sempre no mesmo lugar.
Irava-me a constante música melodramática pra bombar emoção onde em realidade não havia e também os constantes açoites de chibata pra deixar costas em carne viva e meia hora depois a personagem estar vestida, lampeira ou deitada de barriga pra cima.
Mas, meus leitores sabem como me encantam emoções bem baratas e gente malvada na ficção. Como não amar a pérfida Claudia e, sobretudo, o delicioso Pretor Galba, interpretado por Lluis Homar (El Dia Más Dificil Del Rey). Sendo a série uma patriotada conveniente quando a Espanha chafurda em pântanos recessivos, a vilania de Galba quase sempre dá errado, mas é possível se se divertir muito com o malvado. Quem curte mocinhos e mocinhas, Hispania os oferece de sobra do lado hispano.

Novelão, sinta-se alertado quem não gosta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário