domingo, 6 de julho de 2014

SUPERAÇÃO ACROBÁTICA

Pilotos paraplégicos formam esquadrilha de acrobacias aéreas na Itália

Acrobatas aéreos da WeFly Team (WeFly Team/Marco Tricarico)
Instrutor e dois pilotos paralíticos foram o "WeFly Team". Ambos pilotos aprenderam a pilotar após perderem movimento nas pernas
Três italianos formam uma "esquadrilha da fumaça" diferente: dois dos três pilotos especializados em acrobacia são paraplégicos e não podem mover as pernas. Agora, a flâmula do grupo será levada ao espaço por uma astronauta italiana.
A equipe de acrobatas que ganhou o nome de "WeFly Team" é especial: formada por um instrutor e dois pilotos paralíticos, ela se apresenta em shows não só na Itália, mas por toda a Europa.
Alessandro Paleri, de 42 anos, e Marco Cherubini, 41, se conheceram em uma reunião na Federação Italiana de Pilotos Deficientes (FIPD) e tiveram a ideia de fundar uma esquadrilha. Eles foram instruídos pelo veterano piloto italiano Erich Kustatscher e aprenderam a fazer voos de acrobacia.
Paleri sofreu uma fratura na vértebra cervical ao pular em uma piscina rasa em 1987, e Cherubini ficou tetraplégico depois de um acidente de carro em 1995. Os dois aprenderam a pilotar depois de perderem os movimentos das pernas.
A esquadrilha voa com aviões monomotores Texan Top Class produzidos na Itália e que foram adaptados para o uso por deficientes físicos. Eles são dotados de equipamento para deixar rastros de vapor branco ou colorido nos céus.
"Nós queremos mostrar que, mesmo presos à uma cadeira de rodas, os paralíticos podem voar, fazer acrobacias e se igualar aos melhores pilotos do mundo", dizem Paleri e Cherubini.
Apesar das dificuldades, pilotos deficientes podem fazer tudo o que é necessário para voar, incluindo o abastecimento e a manutenção diária do avião, contam os dois pilotos, que também dão palestras para jovens falando sobre sua experiência.

Flâmula no espaço

Aeronaves do WeFly Team (WeFly Team/Marco Tricarico)
Astronauta italiana levará a flâmula da equipe ao espaço sideral
A esquadrilha baseada no norte da Itália ficou bastante conhecida no país e agora vai receber uma honra especial: Samantha Cristoforetti, primeira astronauta italiana da Agência Espacial Europeia (ESA), levará a flâmula da equipe ao espaço sideral.
Samantha parte em novembro deste ano para a Estação Espacial International (ISS, em inglês) para uma longa missão de seis meses. Ela apoia os pilotos paraplégicos e levará consigo o símbolo da esquadrilha.
"Se eu cheguei aonde estou e posso realizar meu sonho de ir ao espaço, é porque muitas pessoas me inspiraram – inclusive os amigos da esquadrilha WeFly Team", declarou a astronauta. Com o gesto, ela quer mandar uma "mensagem de esperança a todos os deficientes físicos do mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário