terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

TELINHA QUENTE 108


Resultado de imagem para american horror story season 3

Roberto Rillo Bíscaro

Hesitei antes de dar chance à 3ª temporada de American Horror Story. Nas 2 outras os roteiristas me decepcionaram: na primeira dando tom distinto no último episódio e na segunda perdendo o sentido da trama bem antes do derradeiro. Ryan Murphy e Brian Falchuk invocam muitas forças dramáticas, e não dão conta de resolver todos os problemas criados.
American Horror Story: Coven foi ao ar entre outubro e janeiro, produzida e escrita pela mesma dupla. Essa temporada foi a melhor, sem ser um grande show. Eles têm enorme repertório de referências de horror (até a sitcom A Feiticeira é citada nessa temporada dedicada à feitiçaria) e embora não tenham estragado a história, alguma coisa ficou sem resolver e outras aconteceram sem preparação/ explicação (de repente, a protagonista aparece com câncer, assim, do nada? Por que aquelas bruxinhas estúpidas ressuscitam tanto sem necessidade?).
Uma escola preparatória de bruxas em Nova Orleans é o centro da história. O desempenho acadêmico deve ser muito baixo, porque as jovens cometem tolice atrás da outra. Sem isso não haveria história, mas deu pra entender porque com tanto poder junto as bruxas não dominam o mundo enfeitiçando seus líderes: são cretinas demais pra isso!
Há uma guerra entre bruxas brancas e bruxas vuduístas negras, há caçador de feiticeiras infiltrado, há uma grande corporação envolvida, há um serial killer, cuja função fica clara apenas no forçado desfecho. Há muita coisa, mas pouco terror. Tudo é over ou diluído demais pra amedrontar quem já é calejado com narrativas de terror.
Louvável a mensagem antirracista metaforizada na ressurreição da personagem de Kathy Bates, que maltratava negros a granel. Dá mais medo/repugnância a ação humana do que qualquer coisa sobrenatural.
No fim das contas, o mais legal dessa temporada foi ter apresentado a cantora Stevie Nicks pruma nova geração. Misty Day, uma das bruxas, é obcecada pela voz da ex-vocalista do Fleetwood Mac, que participa 2 vezes da série, com sua voz que, essa sim, deve ter parte com o reino da magia. 

Um comentário:

  1. Adorei a critica :), ameei essa temporada, principalmente por estar envolvida com magia, mas realmente ficaram coisas pra trás, nao esclarecidas e coisas que vieram de repent, porem tiro o chapéu para os diretores.

    ResponderExcluir