terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

TELINHA QUENTE 36

Forbrydelsen Forever!

Roberto Rillo Bíscaro

Li/ouvi diversas vezes que a TV norte-americana é a melhor do mundo. Quando soube da versão estadunidense de Forbrydelsen, preparei-me pra assisti-la e escrever que era fácil ser a melhor quando se pega bom material de alhures – que pouca gente viu - e aparam-se as arestas.
Nem precisei chegar ao final de The Killing (2011) pra descartar tal estratégia crítica, uma vez que a série dinamarquesa é bem superior á ianque, que não consertou os defeitos e ainda acrescentou um muito grave: em pelo menos 2 episódios a trama empaca!
Eu cria que a redução dos originais 20 capítulos para 13, dinamizaria a ação. De vez em quando Forbrydelsen patinava na trama. È muito material dramático em jogo e o passo da narrativa é lento. Mas a cada capitulo as subtramas recebem atenção.  Em The Killing, a história de detetive (e todas as demais!) simplesmente ficam em compasso de espera no antepenúltimo episódio para que Sarah Lunden ronde a cidade à cata do filho, resultando num episódio tão interessante quanto uma planilha de custos em branco. Algo semelhante ocorrera no sexto capítulo, se não me engano, no qual muito se falou, mas nada de efetivo aconteceu.
A história-mãe, envolvendo o assassinato duma garota em meio à campanha eleitoral pra prefeito foi mantida em The Killing e as diferenças no enredo eram esperadas. Mas, nada na versão da AMC conseguiu ser tão aprofundada ou interessante quanto na danesa.
Copenhague foi substituída pela eternamente chuvosa Seattle (Vancouver, na verdade, porque os custos de produção são menores na colônia de luxo Canadá) e Sara Lund deu vez à Sarah Lunden, interpretada por uma atriz até competente, mas que passa a maior parte do tempo com cara de quem usa sapato apertando a unha encravada.
The Killing não traz conclusão no episódio final, que tem cara de cliffhanger pruma próxima temporada. Forbrydelsen teve segunda(ótima!), mas com trama independente da primeira.
Pra mim, o grande cliffhanger não é saber quem matou Rosie Larsen, mas, descobrir se terei saco pra outra temporada dessa série tão soporífera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário