quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CARNAVAL SEM PRECONCEITO

A Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual do Rio de Janeiro (CEDS) pediu para que os sambistas Arlindo Cruz e Luana Carvalho compusessem um samba para a campanha "Rio Carnaval Sem Preconceito".
A música ganhou clipe, gravado na praia de Copacabana. Capitaneado por Beth Carvalho, o vídeo conta com a participação de várias musas do carnaval, como as atrizes Juliana Alves, Quitéria Chagas e Antônia Fontenelle. Também aparecem Ângela Ro Ro, a modelo Talytha Pugliese e o casal Lucinha Nobre e Rogério Dorneles, porta-bandeira e mestre-sala da Portela.
Esse é o segundo ano que a campanha é realizada. Ela será veiculada nos meios de comunicação e divulgada nos blocos de rua, bailes carnavalescos, no Sambódromo, no Terreirão do Samba e nas tradicionais festas "off-carnaval".
"Nessa época, a expressão máxima da cultura carioca é o nosso Carnaval. Por isso, nossa intenção foi privilegiar o povo do samba para fazer parte dessa mensagem contra o preconceito, que causa tanto mal e infelicidade na vida dos outros. Como o samba diz: "de pé no chão não existe diferença, nem de cor e nem de crença. Felicidade é nosso direito, vamos lá meu Rio, Carnaval sem preconceito!", declarou Carlos Tufvesson, presidente da CEDS, durante o lançamento da campanha, na terça-feira (14).
O prefeito Eduardo Paes não pode comparecer, mas foi representado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Teixeira. "O tema do preconceito, além de suprapartidário, é transversal, de grande abrangência. Não tenho dúvida da capacidade da Coordenadoria de mobilizar e fazer com que o tema ganhe visibilidade dentro de todos nós, nossa indignação com o preconceito", disse Paulo.
Durante os dias de folia, a Coordenadoria vai distribuir um guia completo do Carnaval na cidade, junto com panfletos informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), preservativos e lubrificantes.
Além disso, de sábado de Carnaval a quarta-feira de Cinzas, será instalado na Praça General Osório, em Ipanema, o  "Balcão Carioca da Cidadania - Edição Rio Carnaval Sem Preconceito - 2012". No espaço, assistentes sociais tirarão dúvidas dos foliões sobre seus direitos e encaminharão possíveis denúncias aos órgãos competentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário