quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O MELHOR DE DOIS MUNDOS


Vivendo como uma mulher negra com albinismo


Por um longo tempo, Brandi M. Green, 28, olhou no espelho e achava que ela era uma mulher negra de uma tez mais clara. Mas a realidade é que ela é uma pessoa com albinismo. Como ela veio a amar sua beleza única e mais pessoas estão se conscientizando dos ataques sobre as pessoas com albinismo na África Oriental, ela quer compartilhar sua jornada difícil, mas gratificante.
Por Brandi M. Green
Não sei bem a idade específica, eu notei logo no início que eu era diferente. Aos 8 anos comecei a questionar coisas e pensei: "O que está acontecendo aqui?" Mas as respostas que foram dadas a mim, nunca foram satisfatórias. Meus parentes diziam: "Oh, você sabe, nós temos pessoas brancas em nossa família" Respostas que nunca me satisfazia então eu estava sempre em busca de um sentido.
Minha mãe me disse que eu era apenas de pele clara. Talvez ela não queria acreditar que eu tinha albinismo. Os pais não querem que seus filhos sofram e eu acho que foi isso. Ela não queria que nada atrapalhasse o meu caminho. Ela realmente nunca quis me associar com albinismo, e ela também nunca quis que alguém viesse associar isso comigo. Eu acho que é em última análise, o que me levou a uma crise de identidade.
Estudei, no ensino médio, em um colégio de negros cristãos e o primeiro ano foi muito difícil. Eu era "a menina branca”. Depois as pessoas se acostumaram comigo, a escola ficou muito mais suave, mas essas experiências me deixaram inquieta. As outras crianças não compreendiam o que eu estava dizendo. Elas me diziam que eu era um albino e eu dizia, "Não, eu sou de pele clara", porque isso é tudo que eu tinha conhecido e tudo o que me foi ensinado.
No colegial eu passei por uma fase em que eu estava tentando "ser negra". Eu estava tentando se encaixar com meus pares negros e com todos na escola. Passei por um período em que eu estava tentando ser rebelde e agir duro e agir como algo que realmente não era eu. Mas depois do colegial, quando eu estava no Grinnell College, em Iowa, foi quando eu senti realmente uma nova experiência na minha vida. Vindo de uma escola para negros, era importante para mim estar em um ambiente mais diversificado. Eu queria estar em algum lugar onde eu pudesse apenas ficar misturada em vez de ser um alvo, nesse ambiente funcionou para mim. No Grinnell College foi a melhor época em termos da minha aceitação do albinismo.
Eu continuo dizendo, em vez de albino o albinismo porque o uso da palavra albino é complicado. Eu pessoalmente não me importo, porque eu sou o que sou. Mas não basta ir até alguém e dizer: "você é albino". A maneira mais segura de se referir a nós, sem nos ofender é dizer "pessoa com albinismo".
Quando eu era mais nova eu costumava ouvir "Oh, você é feia", ou "Por que você se parece com isso?" De caras que não entendiam o albinismo. Mas agora como eu tenho mais experiência eu posso vê-lo também se transformando em um fetiche sexual. Alguém realmente me disse uma vez: "Ah, você é como o melhor dos dois mundos, porque você é negro e branco, ao mesmo tempo!" Mas eu tenho sido capaz de manter alguns relacionamentos ao longo de tudo isso. Eu gosto do meu parceiro em ter algum interesse no albinismo, porque é uma grande parte da minha vida e é uma comunidade que eu sou muito ligada, mas há uma linha tênue em que começa a ser demais. Posso saber bem cedo esse interesse nele, se está interessada em mim ou seu interesse é para emoções do fetiche.
As pessoas devem saber que há uma outra experiência fora do mundo delas. Eu amo ser uma mulher negra, mas eu também adoro ser uma pessoa com albinismo. Eu não posso separá-los. Minhas experiências não vão ser as mesmas que é "típica da mulher negra" e isso é bom. Eu entendo que todas as mulheres negras têm as suas experiências, mas há algo muito original sobre ser uma mulher negra com albinismo que não é visto na sociedade. Eu quero uma voz. Eu não quero ser varrida para debaixo de um tapete. Eu sou negra também! Minha versão de negro é tão bonito como o brown sista, o redbone ou qualquer outra tonalidade. Meu cabelo black ouro é todo bonito!
Para obter mais informações sobre o albinismo consulte o NOAH website

Nenhum comentário:

Postar um comentário