quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

LIVRO E FOTOS SOBRE ALBINISMO EM MOÇAMBIQUE - II



Livro e exposição fotográfica.


A exposição de fotografia e o livro são resultado de um projecto de dois anos sobre pessoas portadoras de albinismo que vivem em Moçambique e que são membros da Associação ADOD.
“Filhos da Lua” é o título do livro que será lançado esta quarta-feira na Fortaleza de Maputo. O título também é da exposição que será inaugurada na mesma ocasião.
A  exposição de fotografia e o livro são resultado de um projecto de dois anos sobre pessoas portadoras de albinismo que vivem em Moçambique e que são membros da Associação ADOD (Associação Defendendo os Nossos Direitos).
O albinismo é uma anomalia genética caracterizada por insuficiência de melanina, substância responsável pela coloração da pele, cabelos e olhos. É genética, isto é, transmite-se de pais para filhos, caso os pais sejam portadores deste gene na sua informação genética.
Os mitos associados ao albinismo e a falta de informação levam a que muitas pessoas portadoras de albinismo sejam discriminadas e, por vezes, perseguidas para fins de obscurantismo, violando, assim, os direitos mais elementares de todo o cidadão, a violação dos Direitos Humanos.
A fotografia pode ajudar a melhorar a compreensão desta minoria como importante instrumento de intervenção social que é.
Procurou-se, neste trabalho, colocar as pessoas portadoras de albinismo não como vítimas, mas sim realçando a beleza que existe da diferença.
O Livro “Filhos da Lua” procura fazer o cruzamento entre a imagem e o testemunho deixado pela pessoa fotografada.
Pretende-se, com este projecto, celebrar a extraordinária beleza e riqueza da diversidade no ser humano; desafiar e eliminar ideias pré-concebidas sobre o que é “normal”; celebrar a nossa individualidade, unicidade e semelhanças; melhorar  a situação emocional e social e de saúde das pessoas que vivem com albinismo.

4 comentários:

  1. Oi Robert, tudo bem. Meu nome é Adan e fui seu aluno o ano retrasado 1 ano de contábeis sou vigilante do INSS não sei se vc se lembra.bom vamos ao assunto: eu fazer um blog relacionado ao transito de Penápolis e gostaria q vc me ajudasse à divulgar esse blog, e eu precisava de algumas dicas também para manter o blog online.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adan, claro que me lembro de você! Deixe um email de contato ou escreva pra mim no endereço albinoincoerente@gmail.com para que possamos trocar ideias.
      Abs!

      Excluir
    2. Dr bom dia, boa tarde ou boa noite conforme o fuso horário de que se encontrar. Meu nome José Quintas dos Santos, angolano e finalista do ensino superior na UCAN Universidade Católica de Angola no curso de Serviço Social. Estantabdo a fazer a pesquisa Científica para Monografia minha temática é sobre o Albinismo na família, causas, consequências, Riscos e Vulnerabilidade. Necessito de Obras xujos autores abordaram esta problemáticas o caso do Dr através de postes. Pelo para tal o vosso apoio
      att.: Quintas

      Excluir
    3. Oi Quintas, ajudarei no que puder. Envie email para o endereço albinoincoerente@gmail.com para podermos inciar a conversa, ok?

      Excluir