segunda-feira, 13 de agosto de 2018

CAIXA DE MÚSICA 327


Roberto Rillo Bíscaro

Em entrevista para O Globo, Cesar Lacerda afirmou que tencionava fazer pop em seu quarto álbum, Tudo Tudo Tudo Tudo (2017). Associado ao mundinho descolado indie, o mineiro desejava romper a bolha. Conseguiu, pelo menos no caso deste blogueiro cinquentão. Deu vontade de escrever sobre o delicado trabalho que une BossaNova na música com referência jovenguardista de que tudo mais vá pro inferno na letra.
Tudo Tudo Tudo Tudo abre mão de qualquer complicação indie por arranjos despojados, diretos, assobiáveis, serenos, memorizáveis. É tipo MPB pop, então pode agradar moçada mais jovem e nós coroas, pelo menos os menos ranzinzas em relação ao “novo”.
Sempre achei Me Adora, da Pitty, meio com clima de Jovem Guarda atualizada. Lacerda regravou-a em batida Bossa, ou seja, acabou dando curto circuito nos dois movimentos rivais nos distantes anos sessenta.
Esse caráter despretensiosamente canibal e iconoclasta do pop  permeia Tudo, sem fazer alarde. Sei Lá, Mil Coisas tem guitarrinha country easy listening; O Homem Nu é suingue funkeado pra deslizar pelo calçadão em Copacabana. O Marrom Da Sua Cor é sambinha, mas algumas cordas remetem à moda de viola do interior paulista.
Tudo suave, com destaque pra voz branda de César, como na linda balada pop Por Que Você Mora Assim Tão Longe? ou na trompetada melancolia elegante de O Fim da Linha, ápice da performance vocal no álbum.
Voz cândida sobre melodias lindas. Que fã de Everything But The Girl resiste à batida Fascination do violão de Isso Também Vai Passar? Introspecção maciçamente expressa em cordas, Percebi Seus Olhos em Mim é a exceção, porque enfatiza o piano jazzístico.
Difícil não fazer owwwwn pro clima twee de Quando Alguém. Tem escaleta, assobios (um dos assobiadores é Flávio Tris), estalos de dedo e vozinha do moça (Maria Gadú). Outro owwwwn quando percebemos que o fugaz casal da linda Por Um Segundo é homoafetivo. Bem discreto, como tudo no álbum, apenas um “ele” na letra. Claro que não haveria nada de errado se a homoafetividade da letra não fosse discreta.
Escuta só que fofura é Tudo Tudo Tudo Tudo. Na página do Youtube, há link para baixá-lo/ouvi-lo/adquiri-lo em diversas plataformas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário