quarta-feira, 1 de agosto de 2018

CONTANDO A VIDA 242

HORÓSCOPO 2018 uma infeliz revisão... ACERTEI!

José Carlos Sebe Bom Meihy

O que acontece quando a gente acerta na previsão dos principais eventos do ano? Foi assim que retomei um texto escrito por ocasião da virada do calendário. Abria a crônica dizendo “Xô 2017. Vai tarde. Eita ano difícil!... Até para acabar, 2017 dá trabalho”. Em continuação desfilava, mês por mês, os possíveis acontecimentos. Ressaltei que em janeiro teríamos “nova edição do BBB” com “facetas do gosto público pelos vexames transmitidos pela Rede Globo (negros, velhos e trans estarão representados, reafirmando mitos: da democracia racial, tolerância etária e de gênero)”. Acertei, mas essa era fácil. Não errei em fevereiro contando com a previsibilidade do sucesso do Carnaval, ainda que não tenha detalhado críticas tão contumazes ao presidente Temer nas escolas de samba. Não posso dizer que errei, contudo, até porque deixei registrado que “políticos se rearranjarão para disputas eleitorais, e uma série de denúncias será propagada pelas redes sociais. O almejado alento de harmonia pelo ano novo já terá se dissipado, dando lugar a mais ódio e ameaças”. 

Também acertei nos conteúdos de março ao dizer “no final do mês, a fração democrática fará crítica aos ‘anos de chumbo’, e a crescente onda ultraconservadora defenderá as causas reacionárias, ligadas também aos segmentos que pretendem converter o país em imensa igreja”. Fico impressionado com a garantia de que em abril, depois da Semana Santa, haveria “movimentação mostrada como inigualável pelo governo que insistirá em convencer a população iludida pela recuperação econômica, apagando a certeza de que ela é fato exclusivo das grandes empresas e dos bancos que atingirão lucros nunca revelados. Em nível eleitoral, novos escândalos serão revelados”. Nada disse sobre a prisão de Lula, mas acho que a síntese indicada não deixa de conter o fato. Ressalto, aliás, os tais “novos escândalos”.

Também fui no alvo certeiro ao prever que em maio “os preparativos para ida da seleção à Rússia quase ofuscarão os debates políticos... o frio não afugentará as torcidas organizadas e as acusações políticas serão trocadas por cenas de apoio esportivo”. Fico alegremente chocado com o que disse sobre junho, vejam “apesar do bom desempenho, o Brasil que tão bonita campanha fará, não se sagrará, mais uma vez, campeão. No dia 18, alguns jornais noticiarão o centenário do nascimento de Nelson Mandela e as festas juninas se estenderão pelos meses seguintes. Acertei em cheio, nossa! E também sobre julho quando disse que no “a seleção de futebol será/ foi modestamente recebida nos aeroportos” e completei ainda “denúncias políticas ocuparão os noticiários fartos de explicações pelo fracasso esportivo”.

Bom mesmo foi o que previ – e reafirmo agora – para o mês de agosto “a disputa eleitoral retomará fôlego, e as agressões dos candidatos refletirão na população que, como nunca, mostrará os riscos dos extremos. Como se tivéssemos uma esquerda, os ‘direitistas’ abusarão do palavreado de terror para amedrontar a todos. O típico pessimismo do ‘mês dos cachorros loucos’ se revelará nas pesquisas que apontarão a ‘vitória da oposição’, como se existisse alguma. Apologistas do apocalipse político acenarão com possibilidade de intervenção militar. Os fundamentalistas religiosos começarão a movimentar seus fiéis, orientando formas dogmáticas de votação”. Se fosse escrever agora, talvez aliviasse um pouco o sentido da palavra “oposição”, pois acho que os velhos políticos têm manhas eficientes para rearticulações. Mas, mesmo assim, acho que manteria o que propus para setembro “a velha lenga de que podemos virar uma Venezuela chegará às páginas dos jornais, que serão preenchidas com alusões quase terroristas”. O sempre difícil mês de outubro foi mostrado como naturalmente complicado pelas “eleições (que) ocorrerão com as usuais reclamações, e mesmo com as urnas eletrônicas denunciadas por fraudes, os resultados serão comemorados como ‘novo tempo’. A ‘vitória da oposição’ não explicitará grandes mudanças. O cansaço do primeiro turno será intensificado imediatamente com novas/velhas alianças”. Sobre novembro, pontifiquei que “já cansado, o ano mostrará sinais de fadiga. A segunda fase eleitoral cumprirá o enredo das repetições que iludem o eleitorado, que votará como sempre. No dia 4, depois do anuncio do novo presidente, o horário de verão vai começar. Aos poucos, se iniciarão as musiquinhas de Natal e as campanhas de vendas mudarão os temas sociais gastos pelo teor exaustivo do ano. “Então é Natal” começará a ser ouvida progressivamente”. Confesso que me dói um pouco ver que escrevi “os ódios levemente aplacados terão teores trocados, evidenciando mais do mesmo”. É claro que terminei com dezembro revelando que “num esforço para esquecer as agruras do ano, amaldiçoando o andamento do ‘ano velho’, renovando o estoque de votos de felicidades, o último mês do ano revigorará a mania de desejar ‘feliz ano novo’... E novo horóscopo será feito na certeza de que o melhor do ano foi a garantia que teremos para depois de 2019 uma nova geração de políticos.

Pois é, tentando dar uma explicação filosófica ao que ditei, retomo a frase de Hegel que, tristemente dizia “tudo volta ao que era antes, só que diferente”. E não paradoxos nisso, infelizmente. Bom segundo semestre a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário