segunda-feira, 9 de abril de 2018

CAIXA DE MÚSICA 309


Roberto Rillo Bíscaro

Com Anne Lennox e Alison Moyet, Tracey Thorn compunha a trindade de vozeirões femininos da Grã-Bretanha nos anos 80. Helen Terry poderia ser elencada se tivesse feito qualquer sucesso sem estar por trás de Boy George.
O contralto de Thorn serviu pra punkice folk das Marine Girls, pra jazzice bossanovada do Everything But the Girl, que nos anos 90 se reinventou como divindade jungle/drum’n’bass. Sempre colaborativa, Tracey já cantou com gente do calibre de Paul Weller e Massive Attack; já fez cover de Pet Shop Boys e Bruce Springsteen; já lançou aclamadas memórias; é colunista de jornal.
Com tantos afazeres – sem contar a vida de amantíssima mãe de família – a inglesa de vez em quando acha tempo pra lançar álbuns-solos, embora com largo espaço entre eles. O mais recente datava de 2010 e foi resenhado aqui.
Dia 2 de março, Tracy Thorn retornou com as 9 faixas do conciso Record. Se em Love And Its Opposites, a chanteuse surpreendia-se com tantos divórcios entre amigos e aceitava divertida e estoicamente a diminuição de seus hormônios em comparação com a ebulição dos de seus filhos, em Record canta sobre a divorciada amarga que passa o tempo monitorando seu ex pelas redes sociais, em Face, que sonicamente pertence mais ao álbum anterior. Os filhos já têm idade pra sair de casa e em Go, Tracy canta em falsete sobre a síndrome do ninho vazio.
Mãe coruja, protetora até a agressividade, Thorn é inteligente demais pra reduzir suas letras a odes parnasiano-eletrificadas à maternidade ou às crianças. Na new wavy Babies, ao descrever como é tentar fazer uma criança pegar no sono às 3 da madrugada, os versos vem afiados “lay your pretty head now/get the fuck to bed now. Mas tudo isso só a fez amá-los mais ainda. Não, pera, se ser mãe é padecer num paraíso, então as letras são meio parnaso, sim?
A idade da cantora (55 anos) e a escolha pelo predomínio da electronica dos 80’s e 90’s quase garantem que Record não atinja jovens ouvintes casuais e, como no caso da maioria de artistas antigos, pregue a convertidos. Então, os 8 minutos e meio extremamente bem produzidos do synthfunk de Sister não afugentarão quem já ama Thorn há décadas. Respaldada pela sempre interessante Corinne Bailey Rae, Tracey dá aula de militância e empoderamento feminino. Não mexa com ela ou com os rebentos, que ela luta como uma garota!
Record é confessional e pró-ativo. No arejado pop oitentista de Air, o eu-lírico se denomina desajeitada, muito alta, invisível para os garotos, ao passo que a também new wavy Guitar, denuncia o garoto que a ensinou a tocar violão, mas fugiu depois duns amassos. Mas, daí, ela escolhe vê-lo como catalista (imagine uma letra pop com essa palavra, Tracey é preciosa!) que a propulsionou ao estrelato, meu amor. E é sobre esse papel de rainha que ela se pergunta na pulsação synthdisco contagiante de Queen, abertura de um álbum que também termina perfeito, com Dancefloor, que orgulharia vô Giorgio Moroder e Tia Neil Tennant.
Record é tão impactante em sua grande maioria que até dá pra ouvir de boa o synthfolk de Smoke, com aquela estruturinha rítmica vagabunda de teclado de churrascaria. Quando Kate Bush a usou em Delius (Song Of Summer) era moderno e high tech, afinal era 1980. Em 2018, é qualquer coisa menos isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário