terça-feira, 3 de abril de 2018

TELINHA QUENTE 303


Roberto Rillo Bíscaro

Quem matou...? é pergunta recorrente pra leitores/espectadores de novelas e produções detetivescas. Em inglês, o equivalente é whodunnit, traduzível como “quem fez?” A minissérie The Sinner, exibida pela USA Network, entre agosto e setembro do ano passado, foi propagandeada como um whydunnit, ou “por que fez?”.
Desde o primeiro dos 8 capítulos, sabemos que a pacata – mas um bocadinho reprimida e incomodada – Cora matou. Ela vai à praia com o maridão e o filho e, do nada, esfaqueia um cara. Incapaz de descobrir por que fez atrocidade tão aparentemente gratuita, Cora não hesita em se declarar culpada perante a juíza. Isso implica não julgamento e ela poderá passar o resto da vida atrás das grades.
O veterano detetive Harry Ambrose não se conforma em aceitar borrões de memória corrompida no lugar de fatos, porém. Solidarizando-se – no começo meio inexplicavelmente – com a perdida e perturbada Cora, o coroa começa jornada investigativa que conduzirá Cora, ele e o espectador a um mundo de abuso religioso, psicológico e emocional. Um dos pontos fortes de The Sinnner é a conexão emocional com Cora e Harry, porque descobrimos os horripilantes motivos junto com eles. Dizem que o romance alemão que inspirou a história é ainda mais sombrio. Não duvido.
E olha que The Sinner tem um climão de opressão e estranheza quase David Lynch às vezes, mas sem masturbação psicointelectualoide. É boa TV de suspense, com ganchos reviravoltosos nos fins de capítulos, que amarram o espectador.
Não é só Cora que viveu relacionamento abusivo. O detetive Ambrose escolhe um desses em suas escapadelas pra saciar seus instintos masoquistas. Com carinha de papai bondoso e suave, Harry também é perturbado e daí reside o elo tão forte entre ele e Cora. Os iguais se reconhecem (it takes one to know one)  diz famoso ditado anglófono.
Nem precisa verbalizar isso, basta ver como Jessica Biel e Bill Pullman se olham e um abraço que me encheu os olhos d’água. Os dois dão um show sem qualquer pirotecnia histriônica.
The Sinner está na Netfllix e precisa ser vista urgentemente se você curte policiais psicologizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário