quinta-feira, 5 de abril de 2018

TELONA QUENTE 230


Roberto Rillo Bíscaro

Em seu livro mais famoso, Leviatã ou Matéria, Palavra e Poder de um Governo Eclesiástico e Civil (1651), o filósofo inglês Thomas Hobbes alega serem os humanos egoístas por natureza. Por isso, tenderiam a guerrear entre si, todos contra todos (Bellum omnia omnes). Para que não exterminemos uns aos outros, é necessário um governo muito forte, que force a paz, fazendo o homem abdicar da guerra contra outros homens.
Se você considera esse pensamento deprimente, espere até ver Leviatã (2014), longa longa-metragem dirigido por Andrey Zvyagintsev, que, em chave de inexorabilidade trágica, também remete ao bíblico Jó, exemplo cristão de paciência.
No frio norte russo, o mecânico Kolya está prestes a perder sua propriedade devido á cupidez do prefeito. Um amigo advogado vem de Moscou pra defendê-lo, mas sendo o homem o lobo do homem, as coisas não caminham pra finais felizes. Resenhas sistematicamente apontam a questão da posse da propriedade e da mafiosidade envolvida em sua compra forçada, mas Leviatã é um retrato muito maior que isso.
Além da tragédia de Kolya, há uma sócio-política, porque na Rússia de Putin, Estado e Igreja não só não evitam a guerra de todos contra todos, mas tomam o lado dos poderosos. Sem poder contar sequer com amigos ou amantes, resta ao homem se afogar na vodca.
Nesse mundo de natureza aparentemente morta e vasta, que realça a solidão humana, a baleia bíblica só tem vez como esqueleto na praia, que também está salpicada por destroços de embarcações. O problema é apenas o Homem; não há monstro mítico nenhum, apenas nós mesmos.
Curioso é que numa trama passada na contemporaneidade, com retrato de Putin na parede do prefeito e discreta aparição das Pussy Riots numa tela de TV, os políticos escolhidos pro tiro ao alvo no piquenique sejam antigos líderes comunistas. Quando perguntado pela ausência de figuras atuais, a personagem justifica que ainda não apresentam o distanciamento histórico necessário pra serem julgadas.
Leviatã, impressionante exercício de rigor formal e justeza de princípios, seria o que, então?

Nenhum comentário:

Postar um comentário