quinta-feira, 12 de julho de 2018

TELONA QUENTE 244

Roberto Rillo Bíscaro

Nos anos 70, um crocodilo de água salgada ficou famoso na Austrália por atacar diversas embarcações. Batizado de Sweetheart (doçura), jamais atacou seres-humanos até ser capturado, em 1979, com o intuito de ser transportado prum santuário, onde não implicasse mais com nenhum barco. O réptil morreu afogado durante o traslado e seu corpo se encontra em exposição no Museum and Art Gallery of the Northern Territory, na cidade de Darwin.
Em 2007, Greg McLean usou Sweetheart como mote pra seu Morte Súbita, que está no catálogo da Netflix, mas não deve ser confundido com o seu xará em português, estrelado por Jean-Claude Van Damme. Em inglês, chama-se Rogue, e, apesar de elogiada pela crítica, fracassou nas bilheterias.
Pena, porque o diretor australiano fez serviço bem decente em termos de criar e manter suspense, além de dar aquela sensação de aflição danada, indispensável pro prazer masô causado por esse tipo de filme. Por si só um sub-subgênero dentro dos filmes de horror/suspense provocado por animais assassinos, jacarés e crocodilos têm estraçalhado incautos desde pelo menos Alligator (1980) até 2018, que viu mais uma sequela da franquia Pânico no Lago.
Rogue reúne passageiros num precário barco pra safari aquático no gigantesco, tórrido e infestado de mosquitos Território Norte. Presos numa ilha fluvial que a maré submergirá em breve, o grupo tem que lidar com enorme crocodilo ressentido da invasão de seu território e quer aproveitar os humanos pra abastecer sua despensa de carne.
McLean não adiciona ao sub-subgênero e segue passos de Vô Spielberg, mantendo o bicho fora da tela por um bom tempo. Nem há tanta carnificina, mas a tensão é bastante alta no clímax e há bons momentos de suspense antes dele. Rogue é eficiente, porque ao contrário da maioria das produções mequetrefes exibidas por canais tipo SyFy, a computação gráfica é bastante convincente e as cenas de animais pouco fofos somam ao desconforto. A maioria desse tipo de filme é tão artificial e mal-feito que assistimos pra rir; Morte Súbita dá gastura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário