sexta-feira, 28 de março de 2014

ADVOGANDO IGUALDADE ALBINA



 Justin Dingwall & Thando Hopa, Untitled, 2013
Modelo Thando Hopa Luta Contra Tabus

Alex Crawford

(Tradução: Roberto Rillo Bíscaro)


Thando Hopa desafia todos os modos de percepção.

Ela é uma modelo sul-africana com albinismo – uma das poucas do mundo – e possui um diploma de advocacia, combatendo o machismo como promotora.

Mas, ela é realmente apaixonada por destruir noções tradicionais do que é a beleza.

Ter albinismo significa que ela não tem pigmentação na pele, cabelo e olhos, devido à ausência de melanina.

Ela apresenta forte tendência a queimaduras de sol e seus olhos são extremamente sensíveis à luz.
Ela é oficialmente classificada como cega. Na África, também significa que ela corre grande risco de ser caçada e morta ou mutilada par ser usada como "muti" (medicamento).
Na África, acredita-se que pessoas com albinismo possuem poderes especiais de cura.  Alguns também creem que se você matar uma pessoa com albinismo, isso trará riquezas extraordinárias.   
Thando nunca se sentiu em perigo, mas é plenamente consciente de que muitos outros como ela não são tão afortunados.
No mínimo, as pessoas com albinismo na África sofrem discriminação e preconceito.  É esse conhecimento que motivou seu desejo de servir de modelo para os menos sortudos.  
Ela recusara 3 propostas para ser modelo, antes de aceitar o pedido de Gert-Johan Coetzee,  estilista sul-africano em ascensão.
“Neste momento, sou conhecida como Thando, a modelo albina," declarou à Sky News. “Quero que chegue o dia em que seja conhecida não como alguém com albinismo, mas somente como Thando. Quero fazer a diferença, mas não apenas com relação à percepção.  Quero ajuda prática para os albinos, para que consigam apoio para adquirir bloqueador solar e auxílio para sua visão.”  
Ela certamente inspirou mais confiança às pessoas com albinismo, embora suas vidas sejam duras.
Bellina Motsoahae, 23, é uma mulher com albinismo, com 2 filhos, um deles albino. Ela também tem 2 irmãs com albinismo. Todos vivem numa minúscula casa de um quarto.
São muito estoicos sobre seus desafios, mas as crianças sofrem bullying e o pai as abandonou.
Bellina crê que os pais de seus filhos apenas iniciaram relacionamentos com ela por acreditarem que dormir com uma pessoa com albinismo de algum modo lhes traria benesses, como riqueza. Nenhum deles permaneceu com ela.  
http://news.sky.com/story/1189012/albinism-model-thando-hopa-fights-taboos
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário