domingo, 9 de março de 2014

A SUPERAÇÃO DE ELZA

Com história de superação, Elza Soares é a referência do samba

   Nascida numa favela no bairro Água Santa, no Rio de Janeiro, a cantora Elza Soares se casou pela primeira vez aos 12 anos, ficou viúva aos 18, perdeu dois filhos e passou por dificuldades financeiras. Foi esposa do jogador de futebol Garrincha, já falecido, e hoje é consagrada com uma das sambistas mais influentes do Brasil e do mundo. Eleita pela BBC de Londres a cantora do milênio, foi convidada a cantar o hino nacional durante a abertura dos Jogos Panamericanos de 2007, realizados no Brasil.
   A carreira deu seus primeiros passos assim como boa parte dos cantores: num show de calouros. A primeira música a cair no gosto popular foi "Se Acaso Você Chegasse", em que Elza inovou o samba acrescentando uma "pitada" de jazz. A voz rouca e vibrante passou a ser sua marca registrada. Já se apresentou na Argentina, representou o Brasil na Copa do Mundo de 1962, no Chile, além de realizar turnês pelos Estados Unidos e Europa. Foi a primeira mulher a puxar um samba enredo durante as apreentações das escolas de samba Salgueiro, Mocidade e Cubango.
   Em 2004 continuou com as propostas de inovação e mesclou samba, bossa nova e música eletrônica no álbum "Vivo Feliz". Seu trabalho mais recente é o disco "Arrepios", de 2010. Ainda este ano, Elza também gravou a música "Brasil" para o álbum "13 parcerias com Cazuza", um tributo ao cantor e compositor brasileiro. A cantora trabalha ainda no projeto de um longa metragem do qual sua vida e obra são o tema pricipal. O filme é dirigido pela cineasta Elizabete Martins Campos.
 http://www.rdnews.com.br/blog-do-romilson/conteudo/com-historia-de-superacao-elza-soares-e-a-referencia-do-samba/24418

Nenhum comentário:

Postar um comentário